15 ABR 2024
Programação semanal da Biblioteca Pública conta com grande variedade de eventos
A Semana Estadual de Incentivo à Literatura abordará o tema “Afromineiridade”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa a programação semanal da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago. Dentre as atividades, acontece a VI Semana Estadual de Incentivo à Literatura com o tema “Afromineiridade”.

De hoje até sábado (15 a 20/4) a Biblioteca estará participando da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura. No mesmo período terá a Mostra: Cultura Afro das Minas Gerais, de 7h30 às 19h. Amanhã (16/4), haverá o lançamento do livro “Uma noite sem ela”, do poeta e membro da ADL – Academia Divinopolitana de Letras, poeta João Carlos Ramos, com participação musical de João Batista Silva. O evento acontecerá às 19h30.

Na quarta-feira (17/4), terá participação cultural dos Reinadeiros da Congregação das Irmandades Congadeiras, de reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv) para a Noite da Poesia especial “Afromineiridade”, às 19h30.

Na sexta-feira (19/4), acontece o Bate-papo com o escritor Arnaldo Júnior sobre os livros “O Terreiro da Vó Marilene’ e “Hoje é dia de festa no céu e Congado na Terra”. No sábado (20/4), será o momento da Hora do Conto com as História “Oyá” e “Erê” pela contadora de história Cris Silva do Grupo Bem—Conto e bate-papo com o autor dos livros Bruno Rodrigo Ramos.

Programação normal da Biblioteca:

Hoje (15/4), a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) – Posto de Saúde Central/Esplanada ofereceu a “Segundas Interativas”. Realizado com grupo de adolescentes de 12 a 15 anos, o evento aborda diferentes temas sobre a adolescência, acontece todas segundas-feiras de abril, às 14h, na Sala Multimeios Adélia Prado, e sob a coordenação da psicóloga Michelle de Castro e do agente comunitário de saúde (ACS) Marcos Eduardo.

Amanhã (16/4), é dia de Jogo de Xadrez - encontro de enxadristas para jogarem –, em parceria com o Clube de Xadrez de Divinópolis (CXDMG). O encontro acontece todas as terças-feiras, das 17h às 21h. A entrada para o evento é gratuita.

De quarta a sexta-feira (17 a 19/4), acontecem as Visitas Orientadas e Hora do Conto com os integrantes do Lar dos Idosos, com os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Vida Nova”, com os alunos do 1° ano do Colégio São José e com os alunos do 6° ao 9° ano da E. E. Jovelino Rabelo.

Na quinta-feira (18/4), acontece a Oficina de Iniciação ao Xadrez, com os instrutores Cláudio César e Sérgio Rezende, e o Jogo de Xadrez - encontro de enxadristas para jogarem, em parceria com o Clube de Xadrez de Divinópolis (CXDMG). As atividades acontecem todas as quintas e se iniciam às 17h e vão até as 19h. A entrada é franca. Ainda na quinta-feira (18/4), acontecerá o lançamento do livro “Guardiões do Meio Ambiente” pela Editora Cometa Colorido.

Na sexta-feira (19/4), acontecem as Visitas Orientadas, Hora do Conto e Bate-papo com o escritor Arnaldo Júnior sobre os livros “O Terreiro da Vó Marilene’ e “Hoje é dia de festa no céu e Congado na Terra” com os alunos do 5° ano do Cetepe. A atividade faz parte do projeto Bom Passeio, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Transoeste, às 14h.

No sábado (20/4), acontecerá o Sábado na Biblioteca II, onde terá a programação cultural Projeto Livro Leve e Solto, oficinas de brinquedos, jogos de xadrez e de mesa. As atividades se iniciam às 8h e vão até as 12h.

Também é necessário reforçar que, por todo o mês de abril, a exposição “Girassóis”, do artista mirim Heitor Nunes, estará disponível.

Atendimento ao público

A Biblioteca possui espaço para leituras e estudos, com conexão de internet liberada, brinquedoteca e jogo de xadrez. O local faz empréstimos domiciliares de até quatro livros pelo período de 30 dias.

A Biblioteca fica localizada na avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, n° 420, no bairro Esplanada, e permanece aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h, e no segundo sábado do mês, das 8h às 12h.