A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que já iniciou a campanha de “Destinação do Imposto de Renda 2024”. Esta campanha vai até o dia 31 de maio e consiste na destinação de parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal de Apoio a Política do Idoso (Fumapi), de Divinópolis.
A destinação é possível para pessoas físicas e na modalidade de declaração completa, não sendo acessível na simplificada. O total se limita a 3% do imposto devido, e o próprio sistema calcula, na hora, o valor máximo que o contribuinte pode doar, e não traz ônus a quem colabora. De forma simples, os valores doados podem ser abatidos no IR devido e você ainda ajuda crianças, adolescentes e idosos de Divinópolis.
Doando parte do Imposto de Renda, você beneficia projetos, programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e da pessoa idosa do município. O futuro de crianças e adolescentes e da pessoa idosa, que enfrentam realidades extremas, pode ser transformado com a sua ajuda.
Com isso, é possível o custeio de educadores sociais para o Serviço de Acolhimento Institucional, modalidade de abrigo institucional para crianças e adolescentes, custeio de cuidadores para o Serviço de Acolhimento Institucional em instituição de longa permanência (ILPI), para pessoas idosas, aquisição de fraldas geriátricas para as ILPIs, entre diversas outras ações.
Como contribuir
Para contribuir, depois de preencher a declaração completa, é só selecionar o fundo de Divinópolis e colocar o valor, sendo que é possível destinar para mais de um (cada um deles pode receber até 3%). O próximo passo é gerar e imprimir o documento de arrecadação de receitas federais (DARF) e quitar até o dia 31 de maio, último prazo para entregar a declaração do IR.
Com isso, o fundo beneficiado receberá a doação e o contribuinte terá o referido valor subtraído do imposto a pagar, ou acrescido na sua restituição, dependendo de qual for a situação. No caso de restituição, quando ela ocorrer, o valor ainda é corrigido pela taxa Selic. Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social através do telefone (37) 3229-9760.