11 MAR 2024
Semusa anuncia oferta de Pré-Natal Psicológico em Divinópolis
Os atendimentos envolvem encontros psicoeducativos individuais ou em grupo, direcionados à preparação para a maternidade e prevenção da depressão pós-parto.

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem o prazer de anunciar que, a partir do dia 26 de março, Divinópolis terá atendimentos de Pré-Natal Psicológico no Ambulatório de Saúde da Mulher da Atenção Primária à Saúde.

Os atendimentos especializados são uma iniciativa do Programa Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede (Nascer), em parceria com o curso de psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - Unidade Divinópolis, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e conta com apoio da Semusa, por meio da enfermeira, Vilânia Cristina de Oliveira, responsável técnica da área da Saúde Materno Infantil, Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde do Homem do município.

O Pré-Natal Psicológico (PNP) é uma prática complementar ao pré-natal, que já acontece nas unidades de saúde, especialmente voltada para o atendimento psicológico das gestantes e a integração de seus familiares nos cuidados desenvolvidos ao longo do ciclo gravídico-puerperal. Os atendimentos buscam trazer reflexos positivos no equilíbrio emocional e na saúde integral das mulheres, a partir de encontros psicoeducativos individuais ou grupais, direcionados à preparação para a maternidade e prevenção da depressão pós-parto.

De acordo com a coordenadora do Nascer, Luciana Netto, a iniciativa visa garantir desde já o atendimento psicológico das gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como previsto na Lei 14.721, de 9 de novembro de 2023, que amplia o direito de assistência psicológica às mulheres antes, durante e após o parto por meio do SUS.

A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União, altera os artigos 8º e 10º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e garante que elas sejam encaminhadas para atendimento psicológico após avaliação clínica e de acordo com o prognóstico. A norma assegura, ainda, que hospitais e estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes públicas ou privadas desenvolvam atividades de educação, conscientização e esclarecimento sobre a saúde mental da mulher durante o período da gravidez e do puerpério.

Com essa nova legislação, o atendimento psicológico pode começar já durante a gestação, ainda no pré-natal, e se estender até o puerpério, que compreende o período de 40 a 60 dias após o parto, também conhecido como resguardo. A lei entrará em vigor 180 dias após a sanção.

Em Divinópolis, os atendimentos de Pré-natal Psicológico serão realizados pelos acadêmicos da área da Psicologia da Gravidez e Parentalidade, do curso de psicologia da Uemg, com supervisão direta de Mara Salgado, atual coordenadora do curso. Serão utilizadas metodologias de rodas de conversas e intervenções socioeducativas da "sala de espera", que podem acontecer com grupos e individualmente, conforme a demanda.

Os casos que necessitam de atendimento especializado já podem ser encaminhados para a realização do Pré-Natal Psicológico pelas Unidades da Atenção Primária, Secundária ou Terciária à Saúde do município. Mulheres adolescentes e gestantes acompanhadas no serviço de pré-natal de alto risco (PNAR) ou nos serviços de atenção à saúde mental, devem ser priorizadas pelos profissionais nas referências para este atendimento especializado no Ambulatório da Mulher.

O Ambulatório de Saúde da Mulher conta com a parceria da UFSJ e funciona no Centro de Saúde Central, localizado na rua Coronel Júlio Ribeiro Gontijo nº 370, no bairro Esplanada.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024