22 FEV 2024
SAÚDE
Divinópolis identifica primeiro caso de Atrofia Muscular Espinhal pelo Teste do Pezinho ampliado
O caso identificado por meio do teste, que é o primeiro do estado, deu-se 7 dias após a ampliação do programa em todo estado.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi identificado o primeiro caso de Atrofia Muscular Espinhal de Minas Gerais, em Divinópolis. Este caso se deu 7 dias após a ampliação do teste do pezinho.

No estado, o Programa de Triagem Neonatal (PTN), conhecido como teste do pezinho, foi ampliado no dia 31 de janeiro. Anteriormente, já era possível a identificação de 12 doenças, agora, com esse aumento, mais três foram incluídas, sendo elas: a Imunodeficiência Combinada Grave (Scid); a Agamaglobulinemia (Agama); e a Atrofia Muscular Espinhal (AME), que foi identificada em Divinópolis.

Essas três doenças incluídas são consideradas graves e podem ser hereditárias ou causadas por alterações genéticas. Elas dificilmente possuem sintomas na fase natal, mas o diagnóstico precoce, nos primeiros dias de vida da criança, é fundamental para um tratamento mais efetivo, com um desenvolvimento sem sequelas.

O caso identificado em Divinópolis através do teste, é o primeiro no estado de Minas Gerais. A criança realizou o teste do pezinho no dia 30 de janeiro e, no dia 8 de fevereiro, ela e a família foram recebidas por uma equipe multidisciplinar, no Ambulatório de Doenças Neuromusculares do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte.

A Semusa informa que a criança está sendo acompanhada e recebendo todo o suporte e aparato necessário para o tratamento da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) está oferecendo toda a medicação necessária e todo acompanhamento está sendo realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além disso, a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em que ela pertence, de Divinópolis, está auxiliando nas etapas do tratamento com o apoio necessário a criança e a família. Todo esse fluxo é muito bem definido e os profissionais envolvidos no acompanhamento do caso são bem orientados pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad).

A referência técnica em Saúde da Criança da Diretoria da Atenção Primária, Vilania Cristina, reforçou questões pertinentes sobre o caso. “É fundamental relatar a importância da realização do teste do pezinho no SUS, pois além do diagnóstico, é oferecido todo tratamento e acompanhamento necessário para a criança. E tudo gratuitamente!”, comentou.

A Prefeitura ressalta que o diagnóstico precoce para as doenças raras é fundamental para o sucesso no tratamento, já que amplia as opções e aumenta as chances de o paciente ter mais qualidade de vida, com uma recuperação efetiva.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024