A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre o encerramento do I Seminário da Atenção Primária à Saúde da Região Oeste. O evento terminou na tarde de hoje (17/5) e foi um grande sucesso!
Neste último dia de palestra, foi oferecida uma ampla programação. Aconteceram palestras sobre acolhimento ao paciente: um olhar humanizado, ministrado pelo Alexandre Ernesto. Também aconteceu uma videoconferência sobre o desafio de transformar os indicadores assistenciais qualitativos em valor de saúde para a população, coordenada pela Verineida.
Logo após, foi realizada uma mesa redonda para debater sobre inovação e futuro da APS. O diretor da Atenção Primária à Saúde, Lucas Lamounier foi responsável por moderar e montar a mesa. O profissional Bruno Reis foi responsável por apresentar os painéis sobre inovações tecnológicas na Atenção Primária. Para conversar sobre as contribuições dos projetos e pesquisas na consolidação das políticas de saúde, André Baldoni, farmacêutico pró-reitor de pesquisas da UFSJ, se apresentou.
Dando continuidade na mesa redonda, o farmacêutico Geraldo Mangelo de Almeida, especialista em gestão pública e diretor de Atenção Secundária da Semusa, abordou sobre o futuro da APS, considerando aspectos como telemedicina, integração de serviços e prevenção de agravos. Encerrando a mesa, foram feitas perguntas e tiradas dúvidas.
Segundo ele, o uso de tecnologias como as tele consultas, telediagnóstico, tele monitoramento de condições de saúde e tele consultorias, são recursos necessários para aprimorar a prestação de serviços públicos de saúde, com eficiência, agilidade, qualidade e redução de custos.
O I Seminário da Atenção Primária à Saúde, a Kênia Carvalho finalizou com conclusões e perspectivas para o desenvolvimento contínuo da APS na Região Oeste de Minas Gerais. Também foi realizado, pela Superintendência Regional de Saúde, as eleições da próxima cidade sede do seminário, que foi Pará de Minas.
De acordo com secretária da Saúde, Sheila Salvino, o 1º Seminário Regional da Atenção Primária foi duplamente histórico: porque foi inaugural e porque promoveu uma discussão de alcance regional no segmento assistencial. “Em uma rede que é, por princípio organizativo, regionalizada, os bons resultados da Atenção Primária repercutem no cenário de saúde da região. Neste seminário, mais do que referenciar e reverenciar a importância e eficiência da atenção primária (ainda que seja também importante), aqui nos dispomos também e com algum destacamento, a discutir a eficiência na atenção primária”, destacou.
A secretária continuou a fala, dizendo que a eficiência que todos os profissionais buscam é o valor em saúde. “Para tanto, existem processos que devem ser diligenciados pela própria Atenção Primária, quanto processos que devem ser capitaneados por outros pontos da rede, mas sob o olhar ordenador da Atenção Primária, criando assim um sentimento de continuidade assistencial pelas pessoas usuárias”, finalizou.
O seminário recebeu participantes de muitos municípios da macrorregião oeste de saúde e foi considerado um sucesso por organizadores e participantes. A expectativa agora é que as discussões propostas nesses três dias de seminário possam contribuir para a construção de uma atenção primária mais fortalecida, eficiente e capaz de impactar positivamente na saúde da nossa população.