13 NOV 2013
Qualidade de Vida em Divinópolis é destaque nacional na Revista Exame
A Revista Exame, que est circulando esta semana, traz na capa uma matria especial sobre longevidade. Na reportagem foi divulgada uma pesquisa, realizada pela empresa Urban Systems a pedido da revista, na qual foram analisados municpios a partir de 100 mil habitantes em aspectos econmicos, demogrficos e de qualidade de vida. De acordo com a pesquisa, a cidade de Divinpolis encontra-se entre as 20 melhores cidades brasileiras para morar depois dos 60 anos,sendo a 4 melhor cidade de Minas Gerais ficando atrs apenas de cidades com grande potencial turstico como Poos de Caldas, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Em Divinpolis so realizadas regularmente campanhas para preveno e acompanhamento de doenas como hipertenso e diabetes. Alm das consultas mdicas disponibilizadas nas unidades de sade, o acesso tambm facilitado a medicamentos para maioria dos problemas de sade que acometem os idosos. O Conselho Municipal do Idoso atuante e preocupado com as polticas pblicas relacionadas s pessoas idosas e o Centro Municipal de Convivncia do Idoso faz um trabalho especial voltado s pessoas desta faixa etria, sempre preocupado com seu bem estar e socializao. Outro aspecto importante em relao mobilidade. A cidade possui 130 nibus adaptados com espaos reservados para idosos e cadeirantes, o que significa mais de 80% da frota, que dever chegar a 100% em 2014. rgos pblicos, lugares de grande visitao e caladas nas principais ruas da cidade possuem rampas de acesso. Ligados Prefeitura de Divinpolis, atravs da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, existem os plos do Servio de Convivncia e Fortalecimento de Vnculos, os CRAS (Centros de Referncia em Assistncia Social) onde so realizados os servios de PAIF (Proteo e Atendimento Integral Famlia), e o CREAS (Centro de Referncia Especializado em Assistncia Social), todos com servios que impactam na vida dos idosos atendidos. O Restaurante Popular oferece aos idosos, acompanhados pelo Benefcio de Prestao Continuada, uma alimentao balanceada, acompanhada por nutricionista no valor de R$ 1,00. A prefeitura tambm investe em polticas sociais de acolhimento de longa permanncia idosos dependentes e/ou com abandono e dificuldades de convvio intrafamiliar. Na rea cultural, Divinpolis conta com museu histrico com exposies variadas, teatro municipal com agenda lotada de espetculos, uma biblioteca pblica com acervo de milhares de livros com espao para exposies e exibio de filmes. Frequentemente so realizados ainda shows culturais gratuitos na Praa da Catedral que atrai e agrada muito o pblico da terceira idade. Relacionado prtica esportiva Divinpolis possui vrias praas espalhadas pela cidade e em vrias existem as academias ao ar livre que so muito freqentadas pelas pessoas da terceira idade. A prefeitura mantm ainda um parque bem prximo rea central da cidade com espao para lazer e prticas esportivas, caladas para caminhadas na avenida Ayrton Senna e no bairro Porto Velho s margens do rio Itapecerica, alm da rua Pitangui que conta com calado para caminhada e ciclofaixa.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024