A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga, realizou na manhã de ontem (8/2), uma Blitz Educativa de Carnaval.
A ação aconteceu no semáforo da rua Goiás com a rua Itambé. O objetivo foi informar e conscientizar sobre o combate à violência sexual durante o período carnavalesco, promovendo o respeito aos direitos das mulheres, além de educar a população sobre o autocuidado durante as festividades.
Durante a Blitz, houve a distribuição de preservativos masculinos, com informações anexadas sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), além de folhetos sobre a prevenção da dengue e outros sobre a campanha de conscientização contra o assédio e a importunação sexual durante o Carnaval.
“A partir do momento em que a mulher diz ‘não’ e seu direito é violado, configura-se crime de importunação sexual.” Mulheres que forem vítimas de importunação sexual ou violência durante o Carnaval devem procurar a ajuda de policiais, seguranças, ou registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar.
O supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, comentou sobre a atividade. “A ação é uma parceria importante com uma soma de forças para conscientizar e educar a população sobre seus direitos, deveres, o cuidado e respeito com o corpo como forma de convívio social, cidadania, saúde e prevenção”, afirmou.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 180, que permite a inclusão de fotos e vídeos. A campanha visa, assim, promover um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres durante as festividades carnavalescas.
Participaram da ação os agentes comunitários de saúde (ACS), Amilton César, Gabriely Rodrigues, Sander Ferreira, Guilherme Diniz, Nayron Sousa e Maria Aparecida Saldanha. Participaram também os técnicos Abhiam Elias e João Carlos Cândido, além da coordenadora do Creas Adriana Eva.
É uma causa muito importante, que deve ser apoiada não somente no carnaval, uma vez que o Brasil registra milhares de casos de assédio todos os anos.
O Creas está localizado na rua Sergipe, n° 1179, no bairro Vila Belo Horizonte, e tem como telefone para contato o número
3229-9790.