30 NOV 2023
ESF Ipiranga realiza roda de conversa sobre Consciência Negra
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a ESF Ipiranga, realizou na manhã de hoje (30/11), uma roda de conversa com a temática “Consciência Negra”, que contou com dezenas de pessoas.

A fala foi conduzida pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 1), Keilla Couy, que trouxe para a roda temas envolvendo a importância de todos lutarem pela igualdade racial, visando minimizar os impactos sociais e culturais trazidos pelo preconceito e discriminação racial. Além da psicóloga, participaram também da conversa de conscientização, as agentes comunitárias da saúde da unidade, Gabrielle Cançado, Isabel Araújo e Emanuele Cristina.

Keilla Couy trouxe algumas mensagens em suas abordagens. "A mobilização contra o preconceito e o racismo é um dever de todas as pessoas, uma vez que a pessoa vítima do racismo enfrenta desafios diariamente, muitas vezes silenciada pela cultura. Esses desafios geram problemas estruturais que são levados para a vida da vítima em todas as relações, por isso a importância de se falar desse tema", destacou.

De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, a temática é desafiadora e atemporal. “Por isso devemos falar das muitas formas de combate ao racismo e ao preconceito em todos os lugares, a fim de que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou.

A Semusa reforça a importância da temática e de ações como esta, considerando a necessidade da mobilização para uma luta constante pela igualdade e pelo fim do racismo, com o objetivo de diminuir preconceitos, discriminações raciais e desigualdade social.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024