A ação teve como objetivo apresentar palestras de qualificação destinadas aos conselheiros eleitos.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e das atribuições do Conselho Tutelar, informa sobre as palestras de capacitação que ocorreram no decorrer da semana para os conselheiros eleitos no mês de outubro.
A ação teve seu início na terça-feira (21/11), com uma palestra do técnico do Setor Psicossocial, Sérgio Luiz de Faria, com o tema “Relação Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude - Fluxos de Trabalho, Avanços e Dificuldades”.
No segundo dia (22/11), foi realizada a palestra da referência técnica da Proteção Social Especial, Michele Lopes, abordando a apresentação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a apresentação dos Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Também na quarta-feira, o secretário da Administração, Thiago Nunes e a diretora de Administração Syulla Rocha Rodrigues Feitosa, realizaram uma palestra abordando os “Recursos Humanos: Direitos e Deveres do Conselheiro Tutelar”.
No decorrer do terceiro dia (23/11), a palestra teve como tema “O Conselho Tutelar e os Serviços de Acolhimento Institucional e em Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes: Fluxos para melhor atender aos direitos de crianças e adolescentes". O tema foi apresentado pelos convidados: Aline Gondim representando a Instituição Casa Santa Isabel; Geysa Mariana de Souza, Nelci Aparecida e Monalisa Batista da Instituição Servos da Cruz; Katiane Cristina da Instituição Maria Paola e Valdo Marcos Ribeiro do Serviço de Família Acolhedora.
Nesta sexta-feira (24/11), foram abordados os temas “O Estatuto da Criança e do Adolescente e as atribuições do Conselho Tutelar”, “A Definição e características do Conselho Tutelar”, e “A atividade fiscalizadora do Conselheiro Tutelar, os direitos, deveres e vedações legais”. Os temas foram abordados pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, pela secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, e pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude, José Carlos Fortes.