A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que aconteceram hoje (24/11), duas importantes ações abordando a temática do racismo estrutural.
Na manhã desta sexta-feira, a unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Niterói promoveu uma roda de conversa sobre racismo estrutural e os desafios contemporâneos, que contou com a presença da população e de servidores da unidade. A ação foi conduzida pela assistente social, Suenya Thatiane e contou com a participação de 22 pessoas.
A ESF Itaí também promoveu uma roda de conversa que tratou dos impactos do racismo e a discriminação na saúde pública. Durante o evento, foram compartilhadas experiências, debate de soluções, dando destaque na importância em se conscientizar e promover um ambiente mais inclusivo e equitativo.
A iniciativa visou não apenas tratar questões médicas, mas também criar um espaço de diálogo que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A palestra foi conduzida pela enfermeira residente, Helenice Rita, o psicólogo Gerson Cândido e a dentista Cristina de Castro. Estiveram presentes profissionais de saúde e membros da comunidade.