18 OUT 2013
Defesa Civil vistoria áreas de risco
Membros da coordenadoria da Defesa Civil comearam, na manh desta sexta-feira (18/10), a vistoria das principais reas de risco do municpio. A equipe, composta por engenheiros e tcnicos da Prefeitura, membros da Polcia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra 04-019 buscam, atravs desta ao, conhecer os pontos vulnerveis no perodo chuvoso que possam impactar na segurana das famlias que moram nas regies visitadas. Nesta primeira etapa, foram vistoriados novos pontos que possam oferecer risco populao e que necessitam de monitoramento. O grupo vistoriou as seguintes reas: Alto So Joo de Deus, percorrendo, em seguida, a regio no bairro Niteri e Avenida Paran/ Crrego Flecha, e ainda a Vila Joo Cota. De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretrio municipal de Operaes Urbanas, Dreyfus Rabelo, as aes visam minimizar ou impedir os danos causados pelas chuvas, preservando a segurana da populao . A vistoria uma ao preventiva que vem confirmar o trabalho que j vem sendo feito durante o ano, e que permite constatar outros possveis pontos crticos. S assim poderemos identificar e apontar aes que possibilitem a desobstruo de reas para o perodo chuvoso. Permite, ainda, que a gente elimine o maior nmero possvel de incidncias, projetou. Dreyfus informa que a Prefeitura articula para que alguns locais possam receber pessoas atingidas pelas chuvas, ou que tenham suas residncias comprometidas. Podemos utilizar vrios espaos, como o Poliesportivo Niteri e CSU, mas, em princpio, pretendemos utilizar o Poliesportivo Central. Em uma eventualidade, ainda poderemos usar a estrutura das escolas municipais, projetou. Segundo o Capito Ulisses, do Corpo de Bombeiros, as vistorias preventivas ocorrem de forma integrada e permitem, alm do monitoramento dos pontos de risco, facilitar a definio de responsabilidades na soluo dos possveis impactos danosos das chuvas para a populao nas reas de risco. A importncia do trabalho em conjunto de que todas as instituies, agindo de forma integrada, e sabendo com quem se relacionar, se defina quem o responsvel em cada instituio, e isso aumenta a agilidade e a resposta, ressaltou. um trabalho preventivo que traz tranquilidade populao e uma maior quantidade de informaes, para que o cidado saiba a quem se dirigir num momento de necessidade, seja por algo que demande ateno da prefeitura ou de outra instituio, de modo a tomar outras providncias antes que as chuvas impeam alguma atividade que tenhamos que realizar com maior tranqilidade, disse. O engenheiro civil voluntrio da Defesa Civil, Jos Maria Gontijo, informou que as vistorias permitem observar, por exemplo: as condies estruturais em que se encontram as residncias; o local onde elas se encontram situadas, se esto ou no afetadas pelas encostas, barrancos; como a vegetao do entorno; a drenagem pluvial do local, ou seja, o caminho das enxurradas percorrendo o terreno. A equipe, como um todo, ainda tem condies de fazer uma avaliao primria das condies socioeconmicas das pessoas, das famlias, as condies de salubridade, segurana interna das edificaes tambm, explicou. A partir disto, podemos, inclusive, sugerir intervenes, como a manuteno da drenagem, das canalizaes de drenagem pluvial, por onde vo percorrer as guas das chuvas, precipitando o local, alm de apontar as construes irregulares e se possuem estruturas de gua e energia eltrica, explicou. Para a prxima segunda-feira (21/10) devem ser vistoriados outros trechos da regio do bairro Niteri, alm do Alto So Vicente e regio do Esplanada/Porto Velho. Os dados levantados, segundo a secretria executiva da Defesa Civil, Edna Marta Faria, sero organizados e apresentados para que seja traado um cronograma de intervenes nas reas mais fragilizadas na soma das duas vistorias. Pretendemos fazer uma reunio assim que concluda a prxima vistoria e, com a parceria das instituies parceiras, e tambm com o apontamento dos tcnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), articular as aes necessrias, salientou. O telefone da Defesa Civil o 199.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024