14 OUT 2013
Conscientização de combate à dengue marca atividade da Semana da Criança
O combate a dengue foi tema de ao educativa promovida durante a Semana da Criana. Aes de conscientizao para combater o mosquito transmissor da doena foram apresentadas pelos alunos da Universidade Federal So Joo del-Rei (UFSJ) com o apoio do setor de Vigilncia em Sade em um shopping da cidade. Vdeos, jogos, teatro e exposio direcionados ao pblico infantil fizeram a alegria das crianas que passaram pelo local no fim de semana. Com o tema Dengue: a batalha continua, os profissionais demonstraram como fcil evitar a proliferao do Aedes Aegypti. Durante a encenao da pea de teatro, Mariazinha declarou: O mosquito no pode acabar com a gente, ns que temos que acabar com o mosquito. Com a ajuda da crianada, a personagem eliminou os focos do mosquito, enchendo de areia os pratinhos dos vasos de plantas e cobrindo pneus que estavam expostos no local. As orientaes tambm foram repassadas em vdeos educativos, brincadeiras e oficina de desenhos. Com a ajuda de uma maquete de uma casa, os profissionais apontaram quais os locais que podem acumular gua e precisam ser vistoriados permanentemente. Os pequenos tambm conheceram de perto o mosquito em uma exposio dos insetos. De acordo com a preceptora da Semusa, Mirna Abreu, as atividades fazem parte do Programa de Educao para o Trabalho (PET) Sade. O objetivo a formao dos alunos, desenvolvendo atividades junto comunidade. Nesta mobilizao, participaram oito alunos, supervisionados por dois professores e tambm funcionrios da Secretaria de Sade. um grande desafio conscientizar a populao em relao ao mosquito. Mais de 90% dos focos so encontrados dentro das residncias e, por isso, o combate dirio dentro de casa to importante. Esse trabalho com as crianas fundamental para multiplicarmos essas informaes junto comunidade em que elas vivem, refora. Segundo o ltimo levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Sade, at setembro haviam sido notificados 6.938 casos suspeitos da doena, com confirmao de 5.985 para Dengue Clssica (DC), quatro casos de Dengue com Complicaes (DCC) e dois bitos.