A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas ontem (14/9), capacitações nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga e Nilda Barros. As ações foram realizadas pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), projeto vinculado a Vigilância Sanitária.
Ontem, a ação aconteceu na unidade do Ipiranga e teve como assunto a Síndrome de Burnout. Já hoje, a atividade foi realizada na ESF Nilda Barros. Na ocasião, as equipes das duas unidades puderam aprender sobre os temas e escutar mensagens inspiradoras e motivacionais. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram da capacitação, que aconteceu durante a reunião de equipe mensal das unidades.
A Visat é um conjunto de ações e práticas que envolvem a vigilância a respeito dos agravos relacionados ao trabalho, com a intervenção de fatores de risco ambientais nos processos de trabalho, como também em ações educativas e avaliações para promover a saúde do trabalhador.
De acordo com o supervisor das unidades, Alisson Israel Rodrigues, o evento foi muito significativo para as equipes, uma vez que também é importante cuidar dos servidores. “O trabalho consiste justamente em cuidar da saúde da população. Esses momentos valorizam o servidor e mostram a grandeza e a importância do serviço público feito com eficiência. Qualificar para gerar qualidade”, afirmou.