A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas, na quarta-feira (6/9), duas ações integradas de nutrição, uma pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ermida I e II, e outra pela ESF Rancho Alegre/Belo Vale.
Nestas atividades, os usuários e as equipes das unidades de saúde prepararam pratos voltados para hipertensos e diabéticos participantes do HiperGrupo, que é conduzido semanalmente nas unidades de Ermida, e quinzenalmente em Rancho Alegre/Belo Vale.
Foram executados pratos como: torta assada de frango e manjericão; omelete assado á pizzaiolo; tarte laminada de maçã; pana cota de leite ninho com geleia diet de uva e chia; quiche de abacaxi com queijo; rocambole de abobrinha com recheio de frango cremoso e alho-poró e suco de alface com maracujá. Após a preparação, os presentes partilharam os pratos em um momento de comunhão e muita descontração, enfatizando a importância do fator socialização para o controle das comorbidades.
A primeira atividade, promovida na parte da manhã, nas unidades de Ermida, foi realizada no próprio refeitório da unidade. Enquanto a ação da ESF Rancho Alegre/Belo Vale, aconteceu na parte da tarde, na casa da usuária da unidade, Conceição da Costa Brandão. Dezenas de pessoas participaram das ações.
Os ingredientes foram divididos, nas duas atividades, por todos os presentes e a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Claúdia Rodrigues, foi a encarregada por preparar as receitas. O cardápio foi elaborado para fornecer aos usuários, ferramentas viáveis para o controle de diabetes e hipertensão, com foco no melhor valor nutritivo e baixo custo.
Estiveram presentes na ação da ESF Ermida I e II, as agentes comunitárias de saúde (ACS), Fabíola Ribeiro, Marli Brito, Selma Gomes, Fernanda Souza e Regiane Conceição, além da supervisora Marielle Batista, o médico Marcelo Mangini, o dentista Anderson Mourão, a técnica em odontologia, Valdirene Oliveira, a psicóloga Fernanda Toledo, o assistente social, Wilson Luciano Pinho, e os demais membros da equipe de enfermagem, que mantiveram a frente da Unidade, sem deixar que a assistência fosse prejudicada.
Já a atividade da unidade de Rancho Alegre/Belo Vale, contou com o auxílio da fisioterapeuta, Bruna Bueno, e da ACS voluntária, Vera Saldanha. Todos os outros presentes também auxiliaram na execução das receitas.
Todas as receitas foram fornecidas por escrito para facilitar a réplica cotidiana dos pratos que são práticos, de baixo custo, ricas em proteínas e fibras. Curiosidade interessante é que nos preparos, não foram utilizadas farinhas brancas, açúcar ou óleo.
A supervisora da ESF Ermida I e II, Marielle Batista, exaltou a ação realizada e explicou a importância dela para todos os usuários das unidades. “A ação foi extremamente agradável para todos os presentes. Esse tipo de atividade, feita para a comunidade com apoio da própria comunidade, cria um senso de pertencimento para todos que participaram e, o mais importante, reforça a importância de se consumir alimentos saudáveis e que são muito gostosos”, refletiu.
De acordo com a supervisora da ESF Belo Vale Rancho Alegre, Kelly Cristina Vieira Rodrigues, esse é um momento ímpar para Atenção Primária à Saúde. “Nosso papel é conduzir os indivíduos a serem os protagonistas do seu bem-estar e responsáveis pela saúde, de forma individualizada e em comunidade”, afirmou.