23 AGO 2013
Selo personalizado será lançado na Biblioteca Ataliba Lago
Ser lanado na Biblioteca Pblica Ataliba Lago, na prxima tera-feira (27/08) s 19h, o selo personalizado em comemorao aos 350 anos dos Correios. Na ocasio haver palestra com o tema: A Histria dos Correios em Divinpolis, organizada pelo Historiador Faber Clayton Barbosa e Karine Mileib de Sousa que ir apresentar como a dinmica da histria da cidade lidou com a questo da comunicao postal e da influncia mtua de um sobre o outro. De acordo com o historiador Faber, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica, em seguida, uma pesquisa documental no acervo do arquivo pblico da cidade de Divinpolis e posteriormente foi produzido um texto que fundamentou a apresentao da palestra que ser feita atravs de slides com uma sntese da pesquisa sobre os correios na histria da cidade. Histria dos servios postais em Divinpolis De acordo com a memria local, o Arraial do Esprito Santo do Itapecerica chegou a possuir uma agncia postal pelos idos de 1833. Essa agncia teria sido desativada por volta de 1847 quando o Arraial do Divino Esprito Santo do Itapecerica, denominao colonial da localidade de Divinpolis, tornou-se parte de outra comarca e passou a depender da cmara de So Bento de Tamandu (Itapecerica, hoje). Em um documento de 1857, o arraial aparece pertencendo s linhas de trfego entre So Joo del-Rei e as cidades de Paracatu e Catalo na provncia de Gois, sendo que esse mesmo registro documental apresenta a agncia postal da vila de So Bento do Tamandu como responsvel pelos servios de correios do arraial e de outras localidades como podemos observar na tabela a seguir. Quase meio sculo depois da primeira agncia, o Arraial do Esprito Santo voltaria a sediar outra agncia postal, em 1885. Nessa poca, a responsabilidade sobre a agncia ficou sob a incumbncia de Jos Augusto Avelar. Esse cidado, antes de assumir os servios postais, de acordo com o registro da memria local, havia possudo, na dcada de 1860, a primeira botica para venda de medicamentos no arraial e para atendimentos de sade que correspondiam aos seus conhecimentos de prtico em farmcia. Fontes: AZEVEDO, Francisco Gontijo. AZEVEDO, Antonio Gontijo. Da histria de Divinpolis. Divinpolis, Graphilivros Editores, 1988, pg. 34. Carta da Administrao Geral do Correio do Ouro Preto, assinada por Antnio Xavier da Silva, ao Presidente de Provncia, datada de 07 de maro do ano de 1857, Cdice SP 655, Arquivo Pblico Mineiro. apud: RODARTE, Mrio Marcos Sampaio. Opus Cit., pg. 133.