20 AGO 2013
Vladimir discute crise do Hospital São João de Deus no Governo do Estado
O prefeito Vladimir Azevedo promoveu mais um encontro nesta segunda-feira (19/08) para tratar da crise do Hospital So Joo de Deus. Em reunio com os deputados da cidade e as equipes da Secretaria Municipal de Sade (Semusa) e da Superintendncia Regional de Sade, o chefe do Executivo apresentou as aes lideradas pela Administrao Municipal em prol da reestruturao da unidade hospitalar, nica entidade credenciada em Divinpolis a atender pelo Sistema nico de Sade (SUS). Participaram do encontro os deputados federais Domingos Svio e Jaime Martins, o deputado estadual Fabiano Tolentino, a superintendente Knia Silveira Damsio, o secretrio de sade, Drcio Abub Lemos e membros da equipe tcnica. Na oportunidade, Vladimir Azevedo alinhou informaes e destacou o esforo conjunto das lideranas polticas para salvar o hospital e tir-lo da crise financeira, instalada devido m gesto da ltima diretoria e alto endividamento com obras de ampliao. O alvio financeiro ocorreu com o anncio do repasse de R$1,7 milho ao Hospital So Joo de Deus. Os recursos foram destinados compra de medicamentos e suprimentos necessrios para que a unidade de sade retomasse imediatamente o pleno atendimento populao. A ao encabeada pelo prefeito Vladimir Azevedo possibilitou a liberao de recursos do ProHosp - Programa de Fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do sistema nico de sade. Somados aos recursos do municpio, o repasse de quase dois milhes de reais garantiu a compra de materiais bsicos para que a unidade funcionasse por cerca de 60 dias. Em paralelo, Azevedo tem trabalhado pela pactuao de novos recursos em nvel federal e estadual que possam garantir a sobrevivncia efetiva do hospital. Nesta tera-feira, s 16 h, em Belo Horizonte, o prefeito Vladimir Azevedo participa de mais um encontro para tratar do assunto. Desta vez, ele acompanha a primeira reunio da Comisso de Gesto de Crise do Hospital So Joo de Deus, instituda pela Secretaria de Estado da Sade por meio da Resoluo n 3859. Conforme o documento, A Comisso de Gesto de Crise tem carter consultivo e propositivo com o objetivo de realizar um diagnstico situacional do Hospital So Joo de Deus do municpio de Divinpolis no contexto assistencial da Macrorregio Oeste. Conforme acordado em reunio no ultimo dia 12 de agosto, na sala de reunies do Gabinete da Secretaria de Estado de Sade, que contou com a presena do prefeito de Divinpolis, o grupo composto pelos seguintes membros: I Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais/SES-MG: Titular: Tiago Lucas da Cunha Silva; Suplente: Ricardo Assis Alves Dutra. II Superintendncia Regional de Divinpolis: a) Titular: Cludio Fernandes de Castro; b) Suplente: Knia Silvria Carvalho. III Ministrio Pblico de Minas Gerais: a) Titular: Ubiratan Domingues; b) Suplente: Alessandro Garcia. IV Colegiado dos Secretrios Municipais de Sade de Minas Gerais/COSEMS Regional de Divinpolis: a) Titular: Jos Mrcio Zanardi; b) Suplente: Geraldo Lucas Lamounier. V Prefeitura Municipal de Divinpolis: a) Titular: Drcio Abud Lemos; b) Suplente: Maria Ins Ribeiro Leo. VI Hospital So Joo de Deus: a) Titular: Euler de Paula Baumgratz; b) Suplente: David Junio Ribeiro. VII Ministrio da Sade: a) Titular: Joo Batista; b) Suplente: Maria Luiza Pena.