26 MAI 2023
Centro de Triagem e Acid destacam importância da coleta seletiva
A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro Municipal de Triagem de Resíduos Sólidos, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), destacam a importância de fortalecer a coleta seletiva e convida a classe empresarial a apoiar o local.

O Centro de Triagem Coleta Seletiva tem a proposta de contribuir para a organização dos catadores e das catadoras de materiais recicláveis de acordo com a política nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos.

O local busca desenvolver também a educação cidadã e inclusiva de pessoas em situação de vulnerabilidade e que vivem do trabalho de recolhimento de materiais recicláveis, o qual é fundamental para a preservação ambiental e social da comunidade. No Centro são realizadas também ações sociais, educativas para a promoção da consciência socioambiental participativa, onde todos são corresponsáveis pela coleta seletiva no município.

Toda a população pode colaborar com as atividades do Centro Coleta Seletiva. Uma das formas é promover a separação dos lixos recicláveis, através da colocação em embalagens distintas. Há também a possibilidade de doação dos materiais diretamente ao Centro de Triagem, localizado na avenida Dos Estados, n° 71, bairro Icaraí. São recebidos pelo local: garrafas pet, latinhas, papel e papelão, plástico de todo tipo, garrafas de vidro, cobre, ferro, janelas e portas de demolição. O horário de funcionamento é de 7h às 14h.

Alexandra Galvão, diretora da Acid, fala sobre a força da união e apoia vários projetos, que visam o desenvolvimento econômico e social de Divinópolis. “O apoio às atividades do novo Centro Municipal de Triagem de Resíduos Sólidos é fundamental e nesse sentido buscamos envolver os empresários. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro, nesse contexto, coleta seletiva deve ser pauta prioritária, trabalhada todos os dias, seja nas escolas, nas empresas, em nossas famílias. É preciso ter um novo olhar sobre o que consideramos lixo e perceber que na verdade ali se tem matéria prima, que gera receita e dignidade para nossos catadores”, destaca.