25 MAI 2023
Semusa realiza o primeiro Simpósio de Saúde Mental do município
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na sexta-feira (19/5), das 8h às 17h, o primeiro Simpósio de Saúde Mental do município. O evento iniciou com uma apresentação artística, a respeito do tema da luta antimanicomial. Ao longo do encontro, houveram mais duas apresentações realizadas por pessoas que utilizam os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III/Sersam, Caps-Ad e Capsi).

Após a abertura, foi feita uma mesa redonda com representantes da educação, do judiciário e da assistência social fazendo uma abordagem sobre a saúde mental nessas três vertentes, além de trazer assuntos referentes à luta antimanicomial nos tempos atuais e da importância dessas discussões.

Durante a tarde, o gerente de Saúde Mental, Thiago Ramos, realizou uma palestra falando da questão dos tratamentos psiquiátricos da atualidade e a visão do profissional a respeito da temática. O palestrante também mencionou que mesmo com a luta antimanicomial, em muitos serviços ainda buscam apenas a medicalização como solução e que, muitas das vezes, está enraizado a questão manicomial nas formas de cuidar do paciente.

O encontro terminou com outra mesa redonda, trazendo a equipe complementar em Saúde Mental de Divinópolis, com o tema “Cuidando de quem cuida” e como o serviço está alcançando ótimos resultados; os profissionais de Carmo do Cajuru, abordando sobre “Diálogo aberto e abordagens inovadoras em saúde mental”; e representantes de Pará de Minas, com a temática “Centro de convivência e cultura”.

A coordenadora do Capsi, Elina Coelho, afirmou sobre a importância do movimento. “A luta antimanicomial relembra todo aquele passado sombrio que nós tivemos com os pacientes trancados e isolados. Hoje, nós buscamos um cuidado em liberdade, em que o paciente é ouvido e que possa circular em todo o território. Que ele possa ser tratado com respeito e reconhecido como todo mundo”, ressaltou.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Pitágoras – Anhanguera.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024