24 MAI 2023
Semusa implementa “Saúde na Hora” em mais cinco unidades de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora das Graças, São José, Afonso Pena, Niterói e Bom Pastor receberão, em breve, o programa Saúde na Hora. Esta será uma grande ação para a ampliação do atendimento da Atenção Primária do município, beneficiando milhares de pessoas!

A previsão para o início das atividades do Saúde na Hora, nestas unidades é:

- 26 de maio: Nossa Senhora das Graças
- 6 de junho: São José/Catalão
- 12 de junho: Afonso Pena
- 14 de junho: Niterói
- 19 de junho: Bom Pastor

Atualmente, as unidades de saúde que possuem o programa são as ESFs Ermida, Sagrada Família, Planalto, Belvedere e Tietê. Após esta ampliação, Divinópolis contará com 10 unidades de Atenção Primária à Saúde, funcionando de 7h às 22h.

O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde, que viabiliza a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e a oferta de todos serviços essenciais da APS. As unidades que possuem o “Saúde na Hora” contam com a composição mínima de profissionais na equipe, com um médico, um enfermeiro e dois técnico de enfermagem. As UAPS realizam atendimento das 18h às 22h.

A Semusa destaca ainda que o “Saúde na Hora” não é uma extensão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas sim, uma alternativa do Ministério da Saúde de ampliar o acesso a cobertura e o horário de atendimento nas unidades de saúde, buscando principalmente atender a população trabalhadora que não conseguem ir nas unidades no horário habitual.