As secretarias municipais de Agronegócios (Semag) e de Saúde (Semusa) realizaram, na manhã desta terça-feira (30/07), uma reunião entre as secretarias, o Instituto de Meio Ambiente (IMA) e veterinários. No encontro, ocorrido na sede da Semag, os profissionais discutiram ações de controle e combate de zoonoses em Divinópolis.
“Esse é o primeiro passo para que nós, veterinários, estejamos mais alinhados, organizados, com foco no bem estar da população, uma vez que os riscos de zoonoses existem e a prevenção é a melhor estratégia”, disse o secretário de Agronegócios, Paulo Marius.
Na oportunidade, os profissionais discutiram formas de alinharem e desenvolverem um trabalho conjunto que possibilite ao Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) fazer as notificações de forma mais rápida, para que o IMA possa agir com mais eficiência no controle e combate das zoonoses.
“O município está fazendo um trabalho com educação em saúde, ministrando palestras para que as pessoas saibam mais sobre a importância do combate às zoonoses, como a Leishmaniose, que acomete centenas de cães em nossa cidade”, completou o gerente da Vigilância Ambiental, Wanderson Teixeira.
Ainda no encontro, as secretarias discutiram metas para os eventos que utilizem animais. Entre as propostas de trabalho, definiram ainda que as secretarias farão um trabalho mais educativo, oferecendo palestras em comunidades rurais, com a instalação de stands e distribuição de panfletos e outros materiais informativos para os moradores destas regiões.