14 MAR 2023
Semusa participa de evento sobre saúde mental
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (Caps AD), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cresst) em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (Ufsj), realizaram hoje (14/3), o “I° Seminário de Saúde Mental dos Profissionais de Saúde da Rede de Atenção à Saúde que atuam na assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19”.

O objetivo do seminário foi fortalecer as ações de proteção da saúde do trabalhador desenvolvidas pelo Sersam, Caps AD e Cresst na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde, criando um espaço de diálogo entre os profissionais da rede, serviço social, direito, academia e entidades representativas sobre as relações de trabalho, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde dos trabalhadores.

O evento ocorreu no auditório do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da Ufsj, e foi destinado a todos os trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde da Prefeitura, estudantes e membros da comunidade interessados na temática Saúde do Trabalhador.

Alan Rodrigo, secretário de Saúde, agradeceu a todos e salientou a importância dos trabalhos de cuidar da saúde dos profissionais. “Quero agradecer o trabalho que vocês têm feito junto com a nossa equipe de salvar os profissionais. É ultrapassar os limites da saúde dos trabalhadores para promover a saúde dentro dos serviços, sobretudo no serviço público que, por ser estigmatizado, apresenta diversos obstáculos que, apenas quem está se esforçando para que o cuidado com a saúde seja feito, entende”, disse.

Thiago Nunes, secretário de Administração, destacou a importância dos dados pesquisados. “Acho importante conhecer os resultados do que aconteceu e do que será acometido nossos servidores neste cenário de pós-pandemia. Os números que serão apresentados, muitas das vezes, podem identificar problemas, melhorias que possam ser feitas, e conhecer dados científicos contribuirão muito, pois contribui para evoluir nas ações e medidas para o futuro. Conhecer esses dados é saber como iremos lidar com as consequências dessa pandemia”, comentou.

Cecília Godoi, referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial e coordenadora do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, fala sobre a importância de o município ter levado a frente à resolução. “Esse assunto deve ser tratado como política municipal, para que sejam criadas estratégias para fomentar esses espaços para cuidar do trabalhador, que isso possa também ser expandido para outros pontos da rede, não só de quem estava diretamente ligado ao trabalho da pandemia do covid, mas também seja um momento de semear outros espaços, outras políticas também no território”, declarou.

Acesse a galeria de imagens através do link: l1nk.dev/1zrpt.