03 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura é parceira em projeto de Empreendedorismo e Inovação nas Escolas

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que ontem (2/2), esteve presente na Escola Estadual Patronato Bom Pastor e fechou parceira para um projeto que leva empreendedorismo e inovação para as escolas de Divinópolis.

Este projeto tem como objetivo incentivar o pensamento empreendedor e inovador dentro das escolas. Os alunos serão capacitados a identificar problemas, propor soluções, utilizarem ferramentas para organização pessoal, de grupo e de ideias, além de apresentarem suas ideias de forma clara e organizada. Além disso, os professores também serão capacitados para que as ferramentas apresentadas sejam utilizadas em projetos futuros propostos pela escola.

O projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Divinópolis, Sebrae e pela Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (LAEMI) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e tem previsão para iniciar já no mês que vem.

Heloísa Colares, coordenadora de Inovação, disse que a Semdes se mantém no firme objetivo de promover e incentivar a inovação. “A inovação é fundamental para qualquer setor e na educação não é diferente. Este é um projeto que visa estimular nossos alunos a solucionarem problemas da sociedade de forma inovadora, levando assim, benefícios a toda população”, destacou.

O agente local de Inovação em Educação Empreendedora do Sebrae, Fábio Cunha, declarou que é gratificante desenvolver esse projeto nas escolas. “Tem o propósito de despertar esse comportamento empreendedor e, ao mesmo tempo, possibilita um olhar humano e social que pode transformar vidas, favorecer a comunidade e conectar o aluno no mercado de trabalho e na sociedade. O projeto potencializa a importância da escola nesse ecossistema, na formação de novos profissionais e cidadãos conscientes em melhorar as condições de onde vive, gerando envolvimento da comunidade, de instituições e empresas, com reconhecimento, afeto e coragem para inovar, sonhar e fazer acontecer”, exaltou.

O diretor geral da LAEMI, Vinícius Tarabal, acredita que as conexões entre UFSJ, Prefeitura, Sebrae, escolas e outros atores do ecossistema de inovação de Divinópolis é essencial para o avanço dessa pauta na cidade. “É com projetos assim que os alunos conseguirão entrar no mercado de trabalho mais capacitados e com novas perspectivas de abrirem suas próprias empresas, resolvendo problemas identificados por eles. Estou muito animado em iniciar o projeto na E. E. Patronato Bom Pastor e muito feliz com a receptividade que tivemos pelos professores e diretoria”, finalizou.