02 FEV 2023
Semas realiza exposição do CadÚnico sobre Bolsa Família
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (2/2), uma exposição com tema da “Bolsa Família: Incluir para garantir” no espaço Flávia Mourão, no Centro Administrativo e ficará disponível para visitação das 8h às 18h, até o dia 15 de fevereiro.

A mostra, promovida pelo Setor de CadÚnico, tem o intuito de expor os dados do município e as atividades do setor. Além disso, foi feita uma exposição de fotos, banners, cartazes e maquete das ações realizadas e também, do projeto de catadores de materiais recicláveis.

O programa Bolsa Família, exposto na mostra, também contribuiu para que o Brasil saísse do mapa da fome, o que foi anunciado no fim de 2014, pela Organização das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação (FAO). O funcionamento do programa também depende da atuação dos gestores e dos técnicos das áreas de assistência social, educação e saúde.

A coordenadora do Programa de Transferência de Renda e Benefícios e gestora do Cadastro Único, Sirleia Tavares, comenta sobre a emoção de estar à frente desse programa. “Nossa responsabilidade é incluir famílias que precisam, incluir para garantir. Esse é o processo do Cadastro Único e a partir desse momento, as concessões dos benefícios para quem mais precisa. Por isso, quero agradecer toda parceria, toda dedicação, todo investimento e a consideração por esse projeto”, destacou.

Míriam Ferreira Soares, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, comentou sobre seu amor pela área e o trabalho do seu setor. “Fico emocionada quando tem uma ação positiva da Assistência Social. Os números são apresentados em todas reuniões ordinárias, nós nos reunimos trinta minutos antes para serem mostrados os dados. E nós ficamos muito orgulhosos por tudo que tem acontecido”, apontou.

O diretor de Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, Maicom Marques, destaca os efeitos positivos dos benefícios de transferência de renda. “Renda é um direito. No momento em que as pessoas não apresentam condições para contribuir com a renda do país, é necessário a interferência do Estado para cuidar desses indivíduos e garantir a sua dignidade. O Programa Bolsa Família e todos os outros benefícios de transferência de renda auferidos as famílias que estão cadastradas nos Cadastro Único, possuem o objetivo de oferecer a possibilidade de mobilidade social às famílias vulneráveis até o momento em que elas não precisem mais do benefício”, ressaltou.

Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, ressaltou o objetivo da exposição, e a situação atual do projeto e também agradeceu a ajuda da prefeitura. “O objetivo da exposição hoje, foi trazer a verdade e a realidade do programa, que quando nós assumimos, tinha uma cobertura de 54% no município e uma folha de pagamento de R$ 222 mil e hoje após várias estratégias criadas e atitudes tomadas, nossa cobertura é de 152% e com uma folha de pagamento de R$ 5 milhões. Conseguimos abranger inclusive aqueles que não eram o público alvo, mas que por algum motivo necessitavam do cadastro. Por isso, mais uma vez agradeço a Janete e ao prefeito”, salientou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, parabenizou todos que fazem parte da equipe coordenadora do programa e destacou o evento. “O Bolsa Família foi criado para auxiliar a todos e colocar os tijolos no lugar certo. Ainda bem que o programa existe e ele é bom. Mas ele só é bom pois há uma equipe técnica por trás que faz acontecer, sem ela, ele ficaria só no papel e não seria investido. E o investimento volta se ele for feito da forma correta. Mas, nada é feito sozinho e é preciso destacar duas áreas que trabalham juntas e com ótimos serviços: a Saúde e Educação”, explicou.

Ela ainda parabenizou a todos os envolvidos nos processos do setor social. “Agradeço a todos vocês presentes e parabenizo pelo andamento do programa, pois, assim, podemos transformar vidas. E se uma vida for transformada, se uma criança for resgata, se ela puder ir à escola, estaremos transformando o futuro dela e de muitos outros, então já vale a pena”, afirmou.

Esteve presente no evento também, o procurador geral do município, Leandro Luiz Mendes.