28 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Eventos agitam o final de semana em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), abrilhantaram o final de semana com a realização de vários eventos para a população divinopolitana.

O secretário de Cultura Diniz Borges, se emocionou ao ver as pessoas envolvidas em todos os eventos que aconteceram no sábado e no domingo. “Foi maravilhoso ver o quanto a sociedade participa e se sente reconhecida quando proporcionamos esses momentos”, expressou.

No sábado aconteceu na praça do Santuário, de 8h às 12h, o evento “Acorda Maria”, que contou com atividades de autocuidado, massagem, salão de beleza e maquiagem. Além disso, as mulheres presentes tiveram acesso à orientação jurídica, psicológica, social, como atualização de Cadastro Único, e de saúde como testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis.

Além dele, aconteceu também na praça e no mesmo instante, uma ação da Secretaria Municipal de Educação em comemoração ao mês da Consciência Negra. A ação contou com o apoio de alunos de cinco redes de ensino, houve a apresentação de danças, músicas, declamações de poemas e peças teatrais.

Simultaneamente a eles, aconteceu também na praça de 8h às 19h, atividades em homenagem ao mês da Consciência Negra realizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Movimento de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis (Mundi). Eles realizaram apresentações culturais, contação de histórias e oficinas afro.  Além disso, tiveram apresentações musicais como a cantora, Negra Val, a comunicadora, Elissandra Flávia e o grupo Trutas.

No domingo, no Salão da Paróquia de Santo Antônio, aconteceu o II Encontro de Reinadeiros. No encontro foram discutidos sobre a presença negra na região, sobre a formação do reinado e suas tradições, histórias, memórias, pesquisas, e o trabalho que se deve fazer para contar e preservar as tradições dessa cultura.  O evento contou com a participação do Frei Leonardo que falou sobre a Missa Conga.