03 NOV 2022
Cultura entrega busto restaurado à Diocese de Divinópolis
A prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou ontem (2/11), a entrega do busto do Bispo Dom Cristiano, primeiro bispo da Diocese de Divinópolis. O busto foi vítima de vandalismo há 17 anos, e estava até então no Arquivo Público.

O dia de ontem foi marcado pelo feriado nacional do “Dia de Finados”. Portanto, houve a celebração da Santa Missa e logo após a cerimônia, o busto foi colocado em cima do túmulo de Dom Cristiano, dentro da Catedral do Divino Espírito Santo. Tanto o bispo Dom José Carlos, quanto o pároco Padre Paulo, agradeceram à prefeitura pela restauração de devolução do busto à Diocese.

Segundo o Bispo Dom José, a devolução foi um grande presente. “Na Diocese, além do túmulo, existem várias peças de Dom Cristiano. Por sua vez, o busto representa sua história como bispo, que serviu o município durante 20 anos. Muito obrigado à Secretaria de Cultura por essa restauração tão importante”, pontuou.

Para o secretário de Cultura, Diniz Borges, foi muito gratificante ouvir os agradecimentos. “Foi emocionante ver o quanto todos ficaram felizes com esse presente. Quando pensamos em presentear à Diocese com o busto, não imaginava que fosse tão significativo para os frequentadores da Catedral. É muito importante ver que nossas ações estão fazendo a diferença”, ressaltou.

De acordo com o servidor, Marcos Alves, que restaurou o busto, o procedimento durou cerca de um mês. “No busto de Dom Cristiano, foi utilizado o procedimento de limpeza e a técnica de decapagem mecânica, que remove diversas camadas irregulares. O processo conta ainda com lixamento. Todas as limpezas contaram com banhos de forma intercalada, até o resultado final”, pontuou.

A entrega do busto também contou com a presença de Marcos Antônio Vilela Crispim, do Arquivo Municipal.