21 OUT 2022
Semana Municipal do Lixo Zero começa no domingo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), realizará uma série de atividades correspondentes a “Semana Municipal do Lixo Zero”. As ações ocorrerão entre os dias 23 de 29 de outubro.

A iniciativa é uma política pública socioambiental, que tem o objetivo de proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no município. Durante a semana serão realizadas palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos.

O evento traz soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de fomentar a economia solidária e a inclusão social. A Semana Municipal do Lixo Zero foi sancionada pela Lei 8.505 no dia 17 de setembro de 2018. Ela deve ser comemorada, todos os anos, na última semana do mês de outubro.

Segue abaixo, a programação completa das atividades:

Domingo (23/10)
- A abertura da semana - III Eco Pedalada e sorteios de brindes. O evento será realizado pelo Fórum Lixo e Cidadania e tem o apoio a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam) e o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).
Local: Clube dos Servidores Mineiros, às 7h30.

Segunda-feira (24/10)

Local: Refeitório do Pátio da Semsur, das 7h às 15h

Evento: Stand Lixo Zero com o objetivo de demonstrar a “Política dos 5 R” que é um estilo de vida sustentável, composto por cinco ações: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar; que diminuem a geração de resíduos no planeta. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes).
Local: Quarteirão fechado da Rua São Paulo, de 9h às 16h.

Evento: Conscientização sobre redução do lixo em nosso meio ambiente e a reciclagem como fonte de renda para as famílias.
Local: Setor Central do CadÚnico - avenida 1º de Junho, 75, no Centro.

Evento: Produção de Horta Vertical e sensibilização sobre a separação do lixo doméstico.
Local: Cras Noroeste GEEC- Serviço de Convivência - avenida 21 de Abril, 1590 - Santa Clara.

Evento: Roda de conversas sobre reaproveitamento de alimentos.
Local: Cras Sudoeste II Jardinópolis - rua Goiabeira, 455, Floresta.

Evento: Conscientização dos cuidados com o lixo.
Local: Cras Sudeste - rua Castro Alves, 2020, São José.

Terça-feira (25/10)

Local: Rio Itapecerica, das 7h às 16h.

Evento: Momento com Varrição.
Local: Casa de Apoio a Varrição Pública, localizada na rua Antônio Florentino, ao lado do parque da ilha, às 7h.

Local: Refeitório do Pátio da Semsur, das 7h às 15h

- Palestras nas unidades escolares com o tema: “O que perdemos com as queimadas? ” Apresentação de documentários e textos informativos.

Quarta-feira (26/10)

- Capacitação de supervisores municipais sobre arboviroses pela Vigilância em saúde, abordando o funcionamento da coleta seletiva no município. Os supervisores capacitados serão disseminadores de informações para todos os agentes de saúde.

- Palestras nas unidades escolares com o tema: Nossos Rios... Nossos Peixes! Apresentação da música: Planeta Água - Guilherme Arantes.

Evento: Café com Coletores - Rsu
Local: Engesp, na avenida Governador Magalhães Pinto, 1214, bairro Niterói, às 6h30.

Local: Rio Itapecerica, das 7h às 16h.

Evento: Oficina: “Como reaproveitar os alimentos e orientações de como tratar o Lixo”.
Local: Cras Sudeste - rua Castro Alves, 2020 - São José.

Evento: Roda de conversas, com sensibilização sobre o reaproveitamento de alimentos.
Local: Centro de Arte e Ofício e SCFV - Idosos

Evento: Oficinas de Conscientização dos cuidados com o nosso lixo para diminuir os impactos nocivos ao meio ambiente.
Local: Serviço de Convivência Vila de Nazaré - rua Sabará, 561, Dona Quita.

Evento: Café com os Catadores e Catadoras de Material Recicláveis.
Local: Auditório-Secretaria Municipal de Assistência Social, de 16h às 18h.

Quinta-feira (27/10)

Evento: Exposição: "Semsur Recicla" com panfletagem da coleta seletiva Pátio Semsur
Local: Pátio da Semsur, das 6h às 10h.

Evento: Pregão Eletrônico - licitação dos Ecopontos.
Local: sala de licitações - Centro Administrativo, às 14h.

Evento: Orgulho Divinopolitano "Lixo Zero eu apoio essa causa".
Local: Centro Administrativo, às 15h.
Organização: Segov.

Evento: Amigo Oculto Sustentável.
Local: Centro Administrativo, às 17h.
Organização: Segov.

Evento: Roda de conversas, sensibilizando sobre o reaproveitamento de alimentos e responsabilidade com o lixo que produzimos.
Local: Centro de Arte e Ofício e SCFV-Idosos.

Evento: Oficinas sobre a Semana do Lixo zero- conscientização.
Local: Creas, rua Sergipe, 1179 – Centro.

Evento: Palestra com o tema: Lixo Zero em Nossas Casas Como separar o lixo em nossas casas? Compostagem, Entrega de recicláveis aos catadores.
Local: Auditório-Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sexta-feira (28/10)

Evento: Oficinas de conscientização dos cuidados com o nosso lixo para diminuir os impactos nocivos ao meio ambiente.
Local: Serviço de Convivência Pão da Alma, rua Professor Jobe Batista de Almeida, 41 - Santa Lucia.

Fechamento da semana Lixo Zero (29/10)

Ações nas unidades escolares, seguidas de um piquenique ecológico. Levantamento de propostas para tornar a escola sustentável, além da produção de textos e desenhos, cartazes. Ocorrerão ainda, oficinas com matérias recicláveis.