20 OUT 2022
Settrans e Semusa realizam ação Dois Laços Pela Vida
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana e da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha Dois Laços Pela Vida, no qual dois movimentos se juntam para tratar de temas importante para a sociedade.

Nesta ação, o movimento Maio Amarelo se une ao Outubro Rosa, para lutar junto a campanha de prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero. Por isso, durante o decorrer do mês, o Terminal Rodoviário de Divinópolis foi iluminado de rosa e amarelo, que são as cores do movimento para trazer mais visibilidade à campanha.

Além disso, a exposição “Vitórias 2022”, foi colocada no Hall de entrada do terminal. A mostra Vitórias contém fotos e depoimentos de 16 mulheres que tiveram câncer de mama e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção deste câncer e faz parte das atividades do Outubro Rosa.

O Secretário de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estevam, falou sobre a ação que foi realizada no terminal rodoviário da cidade para enfatizar a importância destas duas causas. “A Settrans em parceria com a Semusa iluminou a fachada externa da sede da rodoviária municipal em tons de rosa, e fachada interna de amarelo, para simbolizar o movimento Maio Amarelo e o Outubro Rosa”, para chamar atenção da população sobre duas campanhas nacionais importantes”, informou.

O Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo, fala da importância de chamar atenção para a campanha para que mais pessoas sejam salvas. “As estatísticas indicam o aumento dessa doença entre as mulheres e até entre os homens em todo o mundo. Portanto, é muito importante é o diagnóstico precoce, que pode salvar as vidas, para tanto a iluminação de prédios e monumentos em tom rosa, e aqui em Divinópolis, começando pela rodoviária,  ajuda a divulgar de forma bonita e visual, uma campanha que pode ser compreendida em qualquer lugar do mundo”, ressaltou.

O Maio Amarelo, criado em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, aborda sobre o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Assim como ele, o Outubro Rosa é uma campanha que permanente durante todos os dias do ano.

No próximo mês, será iniciado a campanha de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul, nesta data, as luzes da rodoviária que estão rosa, passarão a ser azul para apoiar e falar sobre essa doença que é mais comum ao sexo masculino.