11 ABR 2019
Ação preventiva busca carrapatos no Parque da Ilha

A Prefeitura de Divinópolis iniciou nesta, quinta-feira (11/04), o trabalho de varredura de áreas de risco em busca do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. A ação, de caráter preventivo, começou pelo Parque Ecológico Sebastião Gomes Guimarães, o Parque da Ilha, e será estendido nos próximos dias aos campos de futebol e áreas de incidência do animal.

Equipe da Vigilância em Saúde da Semusa visitou o parque da Ilha. “Não temos nenhum caso registrado na rede de saúde. Trata-se de um trabalho preventivo, uma vez que no período de abril a agosto tem incidência maior desse tipo de carrapato”, destacou o Secretário de Saúde, Amarildo Souza, que acompanhou de perto o início do trabalho de varredura.

Foram afixadas placas com alerta em locais estratégicos e trabalho de panfletagem. “Nossa preocupação são as áreas onde a proliferação do carrapato é maior”, destacou.

Durante a varredura, é verificada a incidência de carrapatos e, principalmente, se eles estão contaminados. Os exemplares recolhidos são encaminhados para exames laboratoriais. Durante a ação no Parque da Ilha foram recolhidos alguns carrapatos, mas só o resultado da análise poderá indicar se esses vetores estão contaminados pela bactéria que causa a febre maculosa.

No caso de dúvidas ou algum tipo de suspeita ou sintoma, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Como prevenção, principalmente para quem circula por áreas consideradas de risco, é importante observar alguns cuidados, entre eles, utilizar repelente em toda superfície corporal e evitar caminhar, sentar ou deitar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos.

Caso não seja possível, vistoriar o corpo minuciosamente, a cada 2 ou 3 horas e prestar atenção na forma jovem do carrapato (micuim), que apresenta tamanho bastante reduzido e por isso, de difícil visualização.

Caso encontre algum carrapato fixado à pele, não se deve espremê-lo com as unhas, para não se contaminar e não encostar objetos aquecidos, tais como fósforos, cigarros ou agulhas. O carrapato deve ser retirado com calma, através de leves torções, com auxílio de uma pinça.