11 ABR 2018
Município começa retirar aguapés do Itapecerica

As equipes da Secretaria de Operações Urbanas e da Defesa Civil Municipal iniciaram o trabalho de manutenção e limpeza do Rio Itapecerica. A equipe começou a retirar lixo e aguapés no início deste mês.

Os serviços de limpeza iniciaram-se entre as pontes do Porto Velho e do Niterói. “Com as chuvas, os aguapés começaram a se proliferar. Nossa missão é retirar as plantas para não deixá-las acumular-se”, afirmou o agente da Defesa Civil, Gilberto Gonçalves.

Após terminarem a limpeza entre as duas pontes, as equipes iniciam a retirada das plantas da ponte do Porto Velho à Ponte Noé Bueno, no bairro Esplanada.

O trabalho inicia-se com funcionários soltando aguapés das margens com apoio de barcos, bambus e ganchos. Depois, os aguapés são puxados com auxílio de cordas até o local onde a contenção que possibilita a entrada de caminhão e de retroescavadeira é executada. O caminhão para ao lado da retroescavadeira para fazer o carregamento com as plantas, que são levadas para o local de saturação.

Em seguida, os aguapés são retirados do rio e colocados no ponto de acúmulo e saturação. É nos locais que as plantas perdem o volume de água para facilitar o descarte no aterro controlado.

No ano passado, a Prefeitura de Divinópolis retirou 1.920 caminhões da planta aquática. Por dia, os funcionários da Prefeitura limparam uma área de 500 metros quadrados.