11 ABR 2018
Vacinação contra gripe começa em 23 de abril

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza, entre os dias 23 de abril e 1º de junho, a Campanha contra Influenza 2018. No dia 12 de maio, acontecerá ainda o “Dia D” de vacinação, das 8 às 17 horas.

A vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para vacinação. Ao todo, 52,8 mil pessoas estão no grupo prioritário no município. A meta é vacinar 90% deste total.

O Ministério da Saúde determina a vacinação prioritária nos grupos de risco. Em Divinópolis, a população-alvo são os indivíduos acima de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores do segmento de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores.

As salas de vacina nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam das 8 às 16h30 e, nos Centros de Saúde, das 8 às 17 horas. No dia 12 de maio, acontecerá ainda o “Dia D” de vacinação das 8 às 17 horas.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares, é muito importante que a população prioritária seja imunizada. A vacina trivalente protege contra a H1N1, a H3N2 e a influenza. “O grupo prioritário deve ser vacinado, ainda mais com os casos atuais de gripes registrados”, afirmou.

Além da imunização, a população deve tomar cuidados para evitar a proliferação do vírus. “Evitar ficar em locais fechados, cobrir as mãos na hora de espirrar, lavar as mãos com freqüência e ter o álcool em gel à disposição. Pois a transmissão é por contato e também, em locais fechados com aglomerado de pessoas, a transmissão aumenta muito”, destacou.