23 NOV 2016
AGRONEGÓCIOS
Prefeitura inaugura Banco de Alimentos

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e o vice-prefeito Rodrigo Resende, inauguraram nesta terça-feira (22/11) o Banco de Alimentos ‘Nivaldo Lopes Flasão’, denominação em homenagem ao ex-presidente da Associação de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad). A proposta é processar os alimentos que perderam o valor comercial e fazer doação simultânea para entidades assistenciais.

A obra foi construída pela Prefeitura de Divinópolis, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social. Foram investidos R$ 540 mil, deste valor R$ 90 mil são de contrapartida do município.

Vladimir Azevedo lembrou que em 2009 o mercado da agricultura familiar com a prefeitura era zero e atualmente ultrapassa R$ 2 milhões por ano só de compras públicas. “Fomentando o associativismo, organizando os produtores, através da Aprafad, depois do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vimos que além de gerar renda para as famílias, estamos combatendo o êxodo rural e garantindo a segurança alimentar. Além de movimentar o setor, melhoramos a infra-estrutura das estradas rurais com cacimbas e calçamentos em pontos críticos. Estamos muito melhores hoje, em todos os setores, do que estávamos em 2009. Como administradores cumprimos um ciclo na história, fazendo o melhor possível para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

A presidente da Aprafad, Rosangela Tavares, destacou a importância da obra para os produtores rurais de Divinópolis. “O Banco de Alimentos é de grande importância para os produtores. Nós da agricultura familiar, trabalhamos com merenda escolar e nos períodos de férias e recessos escolares, há perda que nós poderíamos estar processando e aproveitando esses produtos para que eles tenham mais tempo de vida com a mesma qualidade. Quando voltarem às aulas podermos repassar para as escolas também os alimentos já processados”, salientou.

O secretário de Agronegócios lembrou as dificuldades enfrentadas até a inauguração da obra. “Começamos captar recursos em 2009 e está concluída agora em novembro de 2016.  A obra teve quatro processos licitatórios e mais quatro de aquisição de equipamentos. É importante lembrar que cada processo licitatório é um esforço gigantesco que é necessário de toda uma equipe” explicou.

O secretário informou ainda que nas primeiras semanas de dezembro o Banco de Alimentos estará efetivamente funcionando. “Já estamos com planejamento estratégico prévio para a execução do processamento dos alimentos e de toda a finalidade para a qual ele foi construído. Seis pessoas trabalharão no local, dentre elas uma nutricionista. Já estamos em contato com o Senar e com o Senac para fazemos as capacitações dos profissionais e vamos maximizar a utilização desse espaço”, destacou.

Fizeram parte do dispositivo, o prefeito Vladimir Azevedo, o vice-prefeito Rodrigo Resende, o secretário de Agronegócios Moisés Soares, a presidente da Aprafad Rosângela Maria Rodrigues Tavares, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Mário Henrique Rabelo; o presidente da Câmara Rodrigo Kaboja e João Orlando ex-secretário de Agronegócios da primeira gestão do Vladimir.

Também estiveram presentes: o vereador Marquinho Clementino; os vereadores eleitos Josafá Anderson e Edson Sousa; José Alves Branquinho da Cooprafad, Nilson Sérgio Pereira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leonardo José Gomes Neto superintendente da Usina de Projetos, Dreyfus Rabelo secretário de Trânsito e Transportes, Antônio Castelo secretário de Fazenda, Silvia Ribeiro diretora de Meio Ambiente, Cleber Evangelista diretor de Obras, Tenente Gesimar Gonçalves Mara do 23º Batalhão de Polícia Militar, José Márcio Zanardi do CisUrg, Carlos Antônio Bento e Jorge de Lourdes Cabral da Loça Maçônica Veritas Vincit, Vanessa Aparecida da Silva da Clínica São Bento Menni, Fabiana Fernandes representante do deputado federal Domingos Sávio e Aluisio Carlos Silveira da Associação de Moradores do bairro L.P.Pereira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024