01 AGO 2016
Semusa realiza campanha contra Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizará de 22 a 26 de agosto a Campanha contra a Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma. Esta é uma campanha nacional, proposta pelo Ministério da Saúde, que será realizada pelo terceiro ano.

Em Divinópolis, a previsão é de que 22.749 crianças e adolescentes (faixa etária de 5 a 14 anos), de 50 escolas da rede pública (municipais e estaduais) participarão da campanha. As atividades da campanha abrangem ainda, orientações aos professores e escolares sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade.

O objetivo é reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, identificar casos suspeitos de hanseníase, encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento, identificar e tratar casos de tracoma na população de escolares, na faixa etária de 5 a 14 anos, da rede pública de ensino dos municípios prioritários.

Mas para a campanha ter sucesso e, os casos suspeitos da doença sejam encaminhados para avaliação médica e posterior tratamento, é fundamental a participação dos pais. Para detectar os casos de hanseníase é utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, o qual os estudantes levam para casa, que os pais ou responsáveis devem devolver à escola devidamente preenchida. As fichas são tiradas pelos profissionais de saúde e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhados à unidade de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

Para o tracoma, os escolares são submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados e os casos positivos se seus contatos domiciliares são encaminhados para tratamento.

Será realizada também a quarta dose do tratamento quimioprofilático, com vistas à redução da carga de infecção por geo-helmintos (parasitas/verminoses), por meio da administração de Albendazol 400mg em dose única. Esse medicamento é eficaz, não tóxico, de baixo custo e tem a duração preventiva de um ano.

Em 2015, 2.292 municípios do país realizaram a campanha, as ações foram realizadas em 37.212 escolas. Mais de 1,1 milhão de alunos foram examinados para hanseníase e 272 casos foram confirmados. Cerca de 5,5 milhões de crianças receberam tratamento para verminoses. Para o tracoma foram examinados 900.873 estudantes e encontrados 24.042 casos positivos. No total, 61.944 pessoas foram tratadas incluindo os contatos domiciliares.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024