06 JUL 2016
AGRONEGÓCIOS
Programa incentiva agricultura familiar e distribui 291 toneladas de alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos da Prefeitura de Divinópolis distribui 291,4 toneladas de alimentos para 30 entidades cadastradas. Conforme a prestação de contas da Secretaria Municipal de Agronegócios de junho, já foram executados o valor de R$ 669 mil da proposta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal gerenciado pelo município.

A proposta tem duas finalidades a primeira incentiva agricultura familiar. Conforme o relatório 107 produtores entregam seus produtos, destes, 90 são homens e o restante é composto por mulheres. Ao todo, os agricultores receberam pela entrega de alimentos R$ 657,4 mil, representando até o momento 98% da proposta dos recursos disponíveis. Para ter uma dimensão, no ano passado foram R$ 527,1 mil aplicados na agricultura familiar pelo PAA. Neste ano, o valor está R$ 130,2 mil. Os produtores recebem R$ 6,5 mil anualmente.

O produtor de bananas, Hélio Jesus dos Santos, 41 anos, da Comunidade de Boa Vista, tem apoio da família para produzir as frutas. “Por meio do PAA, os produtores rurais recebem dinheiro para investir nas plantações. Também é bom porque nos ajuda na renda doméstica. Minha mulher e meu filho me ajudam no trabalho”, afirmou Hélio Jesus dos Santos, que entrega 800 quilos de banana por semana.

A segunda finalidade do Programa de Aquisição de Alimentos é levar alimentos de qualidade a entidades filantrópicas do município. Em um ano meio de entrega, 47 entregas de alimentos foram concretizadas para 30 entidades divididas em pequeno, médio e grande porte, de acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Agronegócios.  O Lar das Meninas, por exemplo, é uma entidade de pequeno porte foi contemplada com 4,7 toneladas de alimentos. A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) está como entidade de médio porte e recebeu 15,1 toneladas de alimentos. Entidades de grande como a Vila de Nazaré recebeu 19,1 toneladas.

“A agricultura familiar começou no meu primeiro mandato. Ajuda entidades e ainda beneficia a merenda escolar das nossas escolas. A Prefeitura, que antes comprava fora da cidade verduras e frutas, desde 2009, compra dos produtores da cidade cadastrados no PAA. É uma política pública que o dinheiro movimenta a economia da cidade gerando renda e emprego em Divinópolis”, destacou o prefeito Vladimir Azevedo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024