08 ABR 2024
Nota de Pesar - Frei Raul Ribeiro de Mello
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), lamenta profundamente o falecimento do Frei Raul Ribeiro de Mello, mineiro, do interior do estado, conhecido pelas esculturas religiosas em madeira.

Sua jornada começou com apenas 13 anos, quando deixou sua cidade natal, Divisa Nova (MG), para ingressar no Seminário Franciscano, em Taquari (RS). Foi nessa viagem que ele entrou no ritmo do seminário, enfatizando seus estudos nas línguas latim, grego, português, inglês, francês e um pouco de alemão.

Na estadia em Taquari, Frei Raul começou a desfrutar das técnicas de marchetaria, escultura e desenho. Logo, descobriu seu talento pela escultura e, apesar de dilemas sacerdotais, persistiu em seus trabalhos, que são legados importantíssimos da sua história. Posteriormente, se tornou um grande orientador de trabalhos manuais na região de Minas, ensinando aos jovens a artes em madeira.

Suas obras foram aumentando, e, com isso, suas demandas e experiências também. Em sua estadia em São João del-Rei, ele concebeu o primeiro conjunto de obras, que, hoje, compõem o altar da capela do Postulantado da Cruz de São Damião.

Frei Raul, que havia completado 100 anos dia 2 de abril deste ano, faleceu neste último domingo (7/4). Pastor de grande dedicação e importância, foi transferido para o Convento Santo Antônio, em Divinópolis, onde estudou Teologia e permaneceu de 1950 até 1957. Sua dedicação e paixão, que o guiaram ao longo da sua grande jornada, está marcada na história com a sua arte na madeira.

Neste momento de luto, a Prefeitura de Divinópolis manifesta sinceras condolências com familiares, amigos e deseja que encontrem serenidade para enfrentar esta perda.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024