05 ABR 2024
Divinópolis é finalista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
O prêmio destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem que prazer de anuncia que o município é finalista do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal edição de 2024, no Eixo Assistência Social.

Do total de 243 projetos enviados pelas prefeituras de Minas Gerais, foram selecionados três projetos de cada um dos quatro eixos contemplados neste ano. O projeto de Divinópolis “Construindo Pontes e Edificando Vidas, um novo modelo de Serviço de Acolhimento em República”, foi selecionado e será avaliado durante este mês de abril.

As visitas “in loco” para avaliação dos finalistas começam no dia 8 de abril e vão até 10 de maio. Após a apuração, os vencedores serão anunciados durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 4 e 5 de junho, em Belo Horizonte.

A premiação oferecida visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Os municípios premiados em 1º lugar, além de receber um troféu, poderão fazer, gratuitamente, dois cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM), para dois servidores do município, além de ter sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Noticias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.

O projeto finalista

“Construindo Pontes e Edificando Vidas, um novo modelo de Serviço de Acolhimento em República” é um projeto que atende jovens em situação de abrigo que, após completar 18 anos, não conseguem voltar para suas famílias e não possuem um local digno para morar.

Dessa forma, a Prefeitura financia uma estadia em uma república tradicional para que estes jovens não fiquem desamparados e possam encontrar um emprego e se estabilizarem. São beneficiados com até meio salário mínimo, para o custeio da moradia, alimentação e demais necessidades.

Uma equipe psicossocial faz um acompanhamento com os jovens, a fim de garantir que tudo ocorra dentro dos conformes. O projeto promove a inclusão destes na comunidade, o fortalecimento de vínculos comunitários, o protagonismo juvenil, o fortalecimento como cidadão garantindo sua sobrevivência na comunidade, além de favorecer a autonomia.