01 ABR 2024
Prefeitura inaugura Centro de Convivência do Idoso “Fátima Russo”
A obra é motivo de muita alegria, uma vez que atenderá os moradores da região com melhores condições e conforto!
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou na manhã de hoje (1/4), o Centro Municipal de Convivência do Idoso “Fátima Russo”, que está localizado na rua Antônio Cesário Azevedo, nº 778, no bairro Bom Pastor.

Quando ainda era vereadora, a atual vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, conseguiu junto ao deputado Noraldino Júnior, a destinação de emenda parlamentar, no valor de R$ 300 mil. Para esta obra, a Prefeitura de Divinópolis destinou R$ 112.175,13 de contrapartida. No local anteriormente funcionou uma creche e, para viabilizar o espaço para os idosos, houve adaptação para multitarefas, inclusive cozinha e banheiros.

Através da Portaria nº 12, de 15 de dezembro de 2023, a Secretaria Municipal de Assistência Social denominou este espaço: Centro Municipal de Convivência do Idoso “Fátima Russo”. Por mais de 14 anos, Fátima Russo foi a força motriz por trás de inúmeros projetos voltados para o bem-estar e enriquecimento da vida dos idosos. Sua paixão por cuidar e valorizar os mais velhos, a quem ela carinhosamente considerava como os guardiões de nossa história, refletiu-se em cada iniciativa que liderou.

Com um coração gentil e um espírito incansavelmente dedicado, Fátima trabalhou para garantir que os idosos recebessem não apenas cuidados, mas também respeito, dignidade e oportunidades para fortalecer sua autoestima. Sua visão para melhorar a qualidade de vida dos idosos moldou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa idosa, deixando um impacto duradouro em nossa comunidade.

Este serviço promove diversas ações e no Centro Municipal de Convivência do Idoso “Fátima Russo”, os usuários poderão se beneficiar com atividades de dança, musicalização, oficinas de pinturas e artesanatos, discusão de temáticas importantes a respeito da terceira idade, além de atividades com temas transversais e abordagens fundamentais para os idosos.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, destacou a importância da ação. “Hoje é um dia de conquista para política de assistência social, especialmente aos idosos! Além disso, é uma homenagem singela em nome da Fátima, um grande exemplo para todos nós!”, destacou.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, Eliana Guimarães de Souza, informou sobre a responsabilidade do Cras para com o Centro de Convivência. “O Serviço de Convivência do Idoso é uma grande responsabilidade do Cras, o objetivo desse centro é promover a inclusão social e promover a autonomia dos idosos, tornando-os pessoas dignas!”, explicou.

Mardey e Nayron Russo, os filhos e representantes da família de Fátima, agradeceram pelas homenagens. “O trabalho de minha mãe era feito de coração e com muito amor e dedicação. Agradeço a todos pelo reconhecimento dela para a cidade”, salientou Mardey. “Por mais de uma década, minha mãe construiu projetos visando no bem estar dos idosos por meio de dignidade e respeito”, completou Nayron.

A vereadora Ana Paula do Quintino, presidente da Comissão da Criança, do Adolescente, da Pessoa Idosa e com Deficiência da Câmara Municipal, iniciou seu pronunciamento prestando contas sobre os recursos destinados por ela, durante seu mandado para a área da assistência social e a importância desta destinação. “A assistência é um coração que pulsa de verdade, que traz os resultados positivos para o povo, porque ela é ligada pelo zelo de todos nós! Por isso contribuímos com a destinação de tantos recursos para esta área tão importante e pela qual tenho trabalhado há décadas”, destacou.

O vereador Josafá Anderson destacou seus esforços para a comunidade. “Estamos sempre voltados para as questões sociais e é com grande satisfação que participamos hoje desta inauguração”, salientou. O vereador Breno Júnior também destacou a ação. “A inauguração de hoje é uma conquista para todos pois, com ela, será garantida a dignidade e a qualidade de vida da pessoa idosa. Com esforço e dedicação rumamos a novas conquistas!”, comentou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou essa conquista para o município. “Hoje estamos eternizando o nome de Fátima, e nossa responsabilidade será honrar sua memória. Agradeço a todos, desde secretários a vereadores, hoje vocês tornaram possível esse novo centro comunitário dos idosos! Teremos um espaço digno para atender os nossos idosos!”, salientou.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, pronunciou o encerramento do evento. “A inauguração de hoje é fruto de uma gestão focada na humanização para aqueles que mais precisam. Agradeço a todos pela dedicação de tornar esse centro comunitário realidade!”, destacou.

Estiveram presentes na cerimônia, o pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Mousenhor Pedro Gondin; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mirian Ferreira; o secretário de Cultura, Diniz Borges; o diretor-geral da Empresa Municipal de Obras (Emop), Lucas Vivas; o secretário de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento, Paulo José Silva; e o representante do deputado estadual Eduardo Azevedo, Paulo Sérgio.

Confira a galeria de fotos do evento: https://encurtador.com.br/sMVX0