01 ABR 2024
Prefeitura promove atividades de educação alimentar e nutricional
As ações contribuem para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, além de fornecer orientações sobre a vida saudável
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou no mês de março atividades de educação alimentar e nutricional na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Icaraí e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): Vida Nova, Lar das Meninas e Estevão Bechelane.

No dia 6, as crianças do Lar das Meninas realizaram, de forma lúdica, atividades sobre a importância da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil e de doenças como a diabetes. Já no dia 21, as crianças do Estevão Bechelane também receberam orientações sobre alimentação e puderam aprender como montar um prato saudável.

No dia 22, a ação foi com os idosos do Vida Nova. Eles receberam orientações referentes a alimentos saudáveis e diferenças entre produtos diet, light e zero. Na ESF Icaraí, no dia 26 de março, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Nordeste, o assunto foi: Dicas para economizar nas compras.

As atividades de educação alimentar e nutricional têm por objetivo contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e estimular novas atitudes para promoção de um estilo de vida saudável, além da qualidade de vida dos usuários. Participaram das atividades 32 crianças e 52 idosos dos SCFV, e seis pessoas, entre adultos e idosos, na ESF Icaraí.

A ação foi desenvolvida pela nutricionista Chiara Lima, que comentou sobre os benefícios da educação alimentar. “As atividades de educação alimentar e nutricional são muito importantes, pois trabalham a conscientização do direito à alimentação, previsto na Constituição Federal, e a importância da alimentação saudável na promoção da saúde e prevenção de doenças”, reforçou.