20 MAR 2024
Saiba onde ir em caso de dengue
Neste momento endêmico, é fundamental o cuidado de todos os cidadãos para a prevenção e tratamento da doença.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), diante da situação de emergência em saúde pública no município, caracterizado pela epidemia de dengue, informa onde os cidadãos devem buscar atendimento da doença neste momento endêmico.

Desde o início de fevereiro, Divinópolis já conta com o ambulatório de atendimentos aos pacientes com suspeita de dengue, criado para auxiliar temporariamente o município a garantir mais agilidade nos atendimentos neste período de alta incidência da doença. No local, é possível adultos e adolescentes, com mais de 13 anos, receberem os atendimentos.

O ambulatório está localizado na rua Nova Serrana, nº 140, bairro Afonso Pena, próximo a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Afonso Pena e funciona em horário estendido, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana.

Até a última semana, o mesmo ficava inserido na Policlínica, porém, entendendo que era necessário estender o horário e os dias de funcionamento, além de aumentar as salas de atendimento, a Administração Municipal optou por mudar para este novo endereço. Caso haja necessidade, é possível, ainda, a ampliação do ambulatório, uma vez que o espaço é muito grande e propício.

O local conta com uma equipe multiprofissional para atendimento de toda população e, juntamente com as unidades de Atenção Primária, é responsável pelos atendimentos. No ambulatório, é realizada a triagem, coleta de exames e consultas dos casos classificados como A, B e C, com sintomas leves, já os casos com sintomas graves são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).