18 JAN 2024
TURISMO
Bloco do Samba irá compor a incrível lista de blocos do Pré-Carnaval do Divino 2024
Este é o 6º desfile que o Bloco do Samba fará, marcando assim, mais uma vez, a sua participação no Pré-Carnaval do Divino 2024.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), confirma a participação do Bloco do Samba, como mais uma das incríveis atrações que estarão presentes no Pré-Carnaval do Divino 2024.

O bloco foi criado para manter viva a memória do samba no carnaval da cidade e tem como sua madrinha a cantora Tia Elza, que, todos os anos empresta sua voz para interpretar, na avenida, os tradicionais clássicos da música popular brasileira, cantados nas vozes de Alcione, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Jovelina Pérola Negra e outros.

Além da Tia Elza, o bloco também é composto por ritmistas e grupos de samba, entre eles, os Tripulantes, Raciais, Os Trutas e a Negra Val; todos membros do Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi).

São várias as vertentes que o samba oferece; entre eles, estão: o samba de roda, patrimônio imaterial da Humanidade; o samba pagode, cantado nos bares e grandes eventos das Minas Gerais e os tradicionais sambas enredo, cantados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro e que foram eternizados nas grandes vozes “in memorian”, como Jamelão, Kinho do Salgueiro, Cartola, Noel Rosa, Dominguinhos do Estácio, e a cada ano sendo renovados nas vozes de Paulinho Mocidade, Emerson Dias, Grazi Brasil, Neguinho da Beija Flor e Pixulé, além de muitos outros grandes artistas atuais.

Em 2024, o Bloco do Samba vem com uma levada de Afoxé, cantando as músicas de terreiro com uma pitada de Axé da Bahia e mais sambas enredo na avenida. Comandado por Adjanir Silva, presidente do Mundi, o bloco conta também com o apoio do cantor e instrumentista Vini, os percussionistas Walison Buda, Zane Bgirl, do Hip Hop para o Samba, Amanda, Adriana Ferreira, como rainha, Dona Geralda, como a matriarca do Samba, e Emersom Santos, como o produtor oficial do bloco, além de vários outros colaboradores e colaboradoras que fazem de tudo para levar o bloco para as ruas. Seus ensaios acontecem toda segunda e sexta na Estação Ferroviária de Divinópolis, onde há 15 anos está localizada a sede do Mundi.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, comentou sobre o bloco e sua participação no evento. “Ficamos felizes e agradecidos ao Bloco do Samba por compor as atrações do nosso Pré-Carnaval do Divino. Tem tudo para ser uma grande festa!”, declarou.

O gerente de Infraestrutura dos Centros Industriais e Turismo da Semdes, Tony Costa, expressou gratidão pela presença do grupo. “O Bloco do Samba é um grande bloco e tem tudo para fazer uma grande festa com a população divinopolitana. Estamos ansiosos para prestigiar esta grande arte. Será um sucesso!”, finalizou.

O Pré-Carnaval do Divino promete ser grande de novo em 2024 e, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Semc, o Bloco do Samba vem para somar e fazer uma grande apresentação.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024