08 AGO 2023
Prefeitura realiza lançamento do Orçamento Participativo 2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), realizou ontem (7/8), às 18h, a solenidade de lançamento do Orçamento Participativo 2024, no auditório do Centro Administrativo.

O orçamento participativo de 2024 dispõe de um montante global de R$ 600 mil, que será reservado pelo Poder Executivo no processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, na qual serão escolhidas as três propostas mais votadas para a população divinopolitana, com limite de R$ 200 mil para cada projeto.

O orçamento participativo do próximo ano se aplica a todo o território do município de Divinópolis, e tem como objetivo:
I - Reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa no Município de Divinópolis;
II - Fomentar a participação ativa e informada dos cidadãos divinopolitanos nos processos de decisão, favorecendo a consolidação de uma sociedade civil forte e ativa, prosseguindo com o desenvolvimento coeso nos planos econômico e social, além de melhor qualidade de vida;
III - Promover a participação dos cidadãos na definição de políticas públicas adequadas às suas necessidades e conforme suas opiniões; e reforçar a educação para a cidadania e o sentimento de pertencimento ao todo comunitário, incentivando a atuação cidadã responsável, mediante promoção do contato privilegiado dos cidadãos divinopolitanos com os entes públicos, envolvendo-os na permanente busca pelo bem comum.

O secretário municipal de administração, Thiago Nunes, comentou sobre a relevância do Orçamento Participativo 2024 para o município. “É um importante passo para Divinópolis dando voz ao povo, para que os líderes comunitários e as comunidades possam participar e indicar propostas e construir em conjunto políticas públicas para que o projeto orçamentário 2024 seja bem desenvolvido”, pontuou.

A vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, falou sobre a importância da participação da comunidade no Orçamento Participativo 2024. “Estamos falando de coisas extremamente importantes pois é a voz da comunidade, exercício feito pela comunidade, tem que ter divulgação, tem que ter transparência, são propostas que vão ser ouvidas e que iremos dar ouvidos a voz do nosso município para podermos executar as propostas no ano seguinte”, realçou.

O secretário municipal de fazenda, Gabriel Vivas, destacou o avanço positivo que é o orçamento participativo e o planejamento. “É um programa que só tem a ganhar, o orçamento e planejamento é a principal peça para uma boa gestão, o ano que vem será diferente assim como foi neste ano, assumimos o compromisso e iremos trabalhar em conjunto para executar as propostas que forem indicadas”, explicou.

O secretário de obras, Paulo José, esclareceu dúvidas referentes ao andamento de três projetos “Estamos com três projetos, projetos de calçamento que foram feitos e mais dois orçamentos participativos, um em fase de projeto, na construção de um salão e o terceiro é a reforma de um salão comunitário que serão executados em breve” elucidou.

Também estiveram presentes no evento o assessor do deputado estadual Eduardo Azevedo, Paulo Sérgio, a assessora da deputada estadual Lohanna, Bruna Rocha,  os líderes comunitários Giuliano, bairro Floresta, Miriam Soares, bairro Jardinópolis, vice-líder Ana Lúcia, bairro Vila das Roseiras, Edimar Costa presidente do conselho comunitário comunidade Lajes, Ivanei Antônio, líder comunitário bairro Bom Pastor, Sadraque Fernandes líder da região do Frei Galvão, Célia Maria do bairro São Caetano, Leandro bairro Ponte Funda e Maria do Carmo presidente do bairro Ponte Funda.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024