02 JUN 2023
Nota de Esclarecimento: Associação Cultural Terreiro de Candomblé Roça Mãe Danda
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), esclarece que a inscrição para participar do tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração ao aniversário da cidade, era de responsabilidade de cada um (instituições, entidades, associações, corporações militares, escolas existentes na cidade e demais movimentos) que desejava desfilar.

O Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi) realizou a sua inscrição e encaminhou o texto, para o setor de Comunicação da Prefeitura, na qual deveria ser lido no momento em que estivesse desfilando. O texto enviado pelo Mundi foi o seguinte:

“O Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi) é uma instituição sem fins lucrativos que exerce suas funções nas áreas da cultura, esporte, lazer, arte e audiovisual, através da educação étnico-racial.

Tendo como seu objetivo principal, combater o racismo e toda forma de preconceito contra homens, mulheres e crianças pretas, defesa dos povos indígenas, das pessoas LGBTQIA+, defesa dos direitos humanos e defesa da implementação da Lei 10.639 nas escolas de todo país, desde a educação básica ao ensino fundamental.

São 16 anos de atuação em Divinópolis com várias ações na região Centro Oeste de Minas Gerais e no Brasil. Promoveu eventos da cultura afro brasileira e africana como festas da consciência negra desde 2006, em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, como rodas de samba, hip hop, ensaios carnavalescos, oficinas para crianças como contos infantis, munderê, oficinas de rima, capoeira, ensaios de maracatu, exibição de filmes e participação no pré carnaval de Divinópolis com o bloco do samba.

A partir do ano de 2021 o movimento negro Mundi lançou o projeto igualdade racial, transformação social, que tem como objetivo a promoção da igualdade racial como forma de superação ao racismo por meio de oficinas, palestras e cursos em Divinópolis.

Desde o seu lançamento, o projeto contou com várias parcerias através de emenda parlamentar federal, Prefeitura de Divinópolis, Gerdau, Caps ad, projeto Kolla no Copa, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, escola Professor Bahia e Luiz de Melo Viana Sobrinho, Salão de Beleza Grazi Rufo, Cetep, Secretaria de Assistência Social, Creas e Centro de Convivência do Bairro Jardinópolis.

Todas essas parcerias tornaram possível o projeto igualdade racial transformação social que, ao longo de 3 anos, atendeu 247 pessoas que participaram das oficinas de capoeira, hip hop, curso de trancista, oficina de iniciação carnavalesca, oficina de percussão de tambores e curso de formação para mulheres negras.

Em 2023 o hip hop completa 50 anos de existência, meio século de resistência, dessa cultura que leva conscientização e arte através dos dj, grafiteiros, b-boys e b-girls, rappers, breaking dance e skatistas.

Nos 50 anos do hip hop o Mundi e o projeto H2OR , através de emenda parlamentar e uma grande parceria com a Secretaria Municipal de Cultura apresentou o projeto pedagogiando com o hip hop que está em execução e que promoverá em agosto um grande evento na cidade em comemoração aos 50 anos de luta e resistência dessa cultura.

Em 2024, nas Olimpíadas de Paris o hip hop será visto pelo mundo inteiro tamanha a sua importância e nós do Mundi nos orgulhamos de fazer parte dessa grande resistência que combate toda forma de racismo e preconceito.

O Mundi presta também uma grande homenagem ao jogador de futebol Vinícius Júnior, que assim como George Floyd, se tornou um dos símbolos da luta antiracista no Brasil e no mundo.

E no aniversário de Divinópolis, dizemos a todos que, enquanto houver racismo, não haverá democracia no mundo! Parabéns Divinópolis! E que nossa cidade seja próspera e defensora da igualdade de direitos a todos os seus cidadãos"

Como pode-se observar, no texto enviado pelo Mundi não consta que juntamente com o movimento, teria uma das casas de representantes de religião afro descendentes, portanto, no momento do desfile foi realizado a citação do movimento Mundi, pois não se tinha a histórico do terreiro, daquela nomenclatura religiosa.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, tomou ciência do acontecido através de um dos membros do terreiro, que chegou até ela dizendo que havia acontecido um descaso por parte da apresentação e que estava se sentindo chateado. Neste momento, Janete disse a ele que faria uma retratação pública ainda durante o desfile.

Essa retratação foi realizada pela própria vice-prefeita e secretária de Governo, um pouco antes do Frei Leonardo conceder uma benção. “Peço desculpas pelo ocorrido, que não foi citada no momento do seu desfile a Associação Cultural Terreiro de Candomblé Roça Mãe Danda, este tipo de intolerância jamais será aceita pelo município".

A Prefeitura de Divinópolis pede desculpas mais uma vez pelo ocorrido e reforça que o combate à discriminação religiosa é de suma importância, a fim de garantir a equidade na garantia de direitos à população! A intolerância religiosa precisa ser combatida sempre!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024