17 ABR 2023
Servidores participam de treinamento em Segurança do Trabalho
A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) - Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), disponibilizou treinamento em Segurança do Trabalho aos servidores no período de 10 a 17 de abril.

Os enfoques dos treinamentos, que são exigência da Portaria 3.214/78, foram relacionados à segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR Nº10) e trabalho em altura (NR Nº 35), e visaram conscientizar os servidores acerca dos riscos existentes no ambiente laboral e apresentar procedimentos adequados a serem executados durante a prestação de serviços.

A engenheira de Segurança do Trabalho, Rinara Duarte, destacou que os treinamentos realizados nas Normas Regulamentadoras Nº10 e Nº35 fazem parte de um plano de treinamento, em que estão previstas capacitações dos servidores conforme a legislação de saúde em segurança do trabalhador. Colaboradores que são membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) já participaram de treinamento em fevereiro deste ano, em atendimento à Norma Regulamentadora Nº 05.

O treinamento em NR Nº 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade foi direcionado aos servidores que ocupam o cargo de oficial de serviços – eletricista, além de colaboradores que executam atividades com proximidade à energia elétrica, como a equipe de poda de árvores e sinalização vertical.

Já o curso em NR Nº 35 foi voltado aos trabalhadores que prestam serviços em altura, ou seja, serviços que são executados acima de dois metros do solo. Participaram dos treinamentos, servidores das secretarias municipais de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), Agronegócios (Semag), Saúde (Semusa), Educação (Semed), Administração (Semad) e Assistência Social (Semas).

Para o técnico de segurança do Trabalho, Anderson Mileib, o treinamento foi de suma importância para os servidores que realizam as atividades, sendo eficiente não somente na parte teórica, mas também na parte prática. “É a primeira vez que um treinamento para estas normas é disponibilizado pela Prefeitura, sendo um grande avanço e comprometimento com a segurança do trabalhador. Com o curso, os servidores ficam capacitados para realizarem as atividades de forma segura, mitigando os riscos e diminuindo as chances de acidentes tanto para os colaboradores quanto para a população nas proximidades das áreas trabalhadas. Vale lembrar que para a realização das atividades de forma segura é necessário investimento em Equipamentos de Proteção Individual adequados para as atividades e a fiscalização de seu uso contínuo durante os procedimentos”, destacou.

Inara Aparecida Faria Tavares, enfermeira do Trabalho e coordenadora do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), apontou que, “além do cumprimento da legislação, esses treinamentos são fundamentais para que o servidor se sinta mais valorizado. Passando a ser protagonista em seu processo de trabalho. Treinamentos dessa natureza promovem o empoderamento para execução das práticas de trabalho contribuindo para segurança e otimização dos processos. O Cresst vislumbra que esses investimentos sejam realizados de forma contínua, pois são necessários à promoção de saúde do trabalhador”, finalizou.

Acesse a galeria de fotos do treinamento através deste link: http://l1nk.dev/AwP8H
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024