13 ABR 2023
Prefeitura realiza curso sobre Planejamento do Orçamento Doméstico
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), em parceria com a Fractal Investimentos e a XP Investimentos, realizaram hoje (13/4), uma aula sobre “Planejamento do Orçamento Doméstico - Minhas receitas e despesas”, no hall do 5° andar do Centro Administrativo.

A primeira palestra faz parte do curso de “Educação Financeira para Servidores”, ministrada pelos assessores da empresa Fractal, Breno Henrique Ferreira e Pedro Fernandes, que tem como objetivo levar o conhecimento e a importância de praticar o orçamento doméstico, abrindo mão de gastos supérfluos impondo limites, para assim, conseguir investir em outras áreas da vida, compreendendo a diferença entre as finanças psicológicas e as racionais.

Na oportunidade foram compartilhadas ferramentas, como aplicativos e planilhas, que auxiliam na educação financeira. De acordo com o assessor da empresa Fractal, Pedro Fernandes, “o segredo para manter a qualidade dentro da economia é viver dentro da própria realidade e não ultrapassar os limites da renda, buscando a redução em gastos que não geram frutos, assim evitando a somatória de dívidas”, destacou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, compartilhou os desafios de administrar a gestão da Prefeitura, sobre recursos pessoais e relembrou a importância de entregar conteúdos que agregam no dia-a-dia. “É necessário falar sobre isso, saber impor barreiras para lidar melhor com o nosso financeiro. A ideia de trazer os servidores aqui foi para que vocês consigam passar isso a frente, mudar o ciclo de vocês replicando o que aprendemos”, destacou.

Luiz Ângelo, secretário de Desenvolvimento Econômico, agradeceu a presença de todos e falou sobre a capacitação disponibilizada para os servidores. “Diversas iniciativas trabalhadas na Prefeitura são realizadas através de parcerias, buscamos um parceiro para atender a demanda para essas capacitações, atendendo prontamente com profissionais qualificados para abordar da melhor maneira a educação financeira”, pontuou.

Dayana de Andrade, servidora, conta sobre o início de aprendizado. "Foi uma palestra produtiva, agregando para nós, enquanto leigos, um pouco mais na organização financeira doméstica. A aquisição de conhecimentos pessoais nos possibilitar levar isso para a nossa organização pessoal. Estou ansiosa para os próximos encontros, são coisas simples que no cotidiano não conseguimos refletir e colocar em prática. Acredito que gere um incentivo aplicar todos os aprendizados", destaca.

O curso acontecerá em três aulas, o segundo encontro será dia 19 e abordará a discussão “Dívidas e agora? Reorganização das finanças pessoais (foco em troca de dívida cara para dívida consciente)”. A terceira reunião será realizada dia 27 e terá como tema “Primeiros passos para investimentos”.

As aulas iniciarão às 15h e terão 1h30 de duração, sendo todas realizadas no hall do 5° andar do Centro Administrativo da Prefeitura. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo link https://docs.google.com/forms/d/1m4aiLj6p98ZTbP84W0NvWd-72YTVgUHvlqAPpEOIlz4/viewform?edit_requested=true . Todos os servidores são convidados a participarem.

Acesse a galeria de fotos deste evento através do seguinte link http://encurtador.com.br/bgoI3.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024