04 JUL 2013
Vladimir anuncia integração no transporte coletivo de passageiros
O prefeito Vladimir Azevedo, falou nesta quarta-feira (02/07) sobre sua atuao como presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP) e vice-presidente para assuntos de gesto pblica da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em um movimento municipalista que tambm busca um novo Brasil, diante das manifestaes populares. Considerou o fim da corrupo, sade, educao e mobilidade urbana como pontos chave da indignao popular nas ruas e explicou como Divinpolis tem se posicionado neste momento em que o pas luta para construir uma nova Federao. Em cumprimento a agenda municipalista, Azevedo esteve em Braslia, onde participou, no Senado Federal, da aprovao do projeto de lei que cria o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup). O projeto que permitir a desonerao tributria do sistema e tarifas mais baixas segue para apreciao da Cmara dos Deputados. A adeso ao Reitup voluntria, e na oportunidade, Vladimir garantiu a adeso de Divinpolis a esta proposta que pode impactar na reduo entre 10% e 15% na tarifa do transporte coletivo na cidade a curto e mdio prazo. A nossa expectativa de que ainda este ano ns tenhamos essa nova modelagem, com um nivelamento de ndices e diretrizes gerais da planilha do transporte pblico. Vale ressaltar que tivemos muitos avanos. Apenas 5% das cidades brasileiras tem transporte pblico licitado e Divinpolis uma delas. Temos ainda um Conselho Pblico para discutir transporte com a participao da comunidade, frota adaptada para pessoas com deficincia e uma srie de novos investimentos e benefcios com novos abrigos e a integrao com a segunda linha, funcionando com 50% do valor da tarifa e dentro de 60 a 90 dias ns teremos essa integrao com custo zero nos domingos e feriados ressalta. Como articulador do movimento municipalista, Vladimir informou que tambm tem acompanhado de perto a movimentao do Ministrio da Sade para convocar mdicos para atuarem na ateno primria, um dos principais gargalos para o bom funcionamento do Sistema nico de Sade. Durante a coletiva, o prefeito esclareceu sobre a implantao da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Ponte Funda, importante investimento adquirido com efetiva articulao poltica, na qual apenas 14 cidades entre os 853 municpios mineiros foram beneficiados. Segundo ele, atrasos no processo de contratao de uma Organizao Social (OS), responsvel pela gesto da unidade, prejudicaram o cronograma inicial. Com 70% dos equipamentos j adquiridos, ainda no segundo semestre acontece a licitao da empresa para que unidade de sade funcione com plena capacidade de atendimento no incio do prximo ano. Vladimir tambm desmistificou o tema "Lei delegada", lembrando que no permitido este ser institudo pela Lei Orgnica Municipal. Esclareceu sobre a Lei 7.676 publicada em 10 de junho que trata da organizao administrativa do municpio, em que deixou claro que a proposta aprovada no estabelece qualquer aumento de despesas ou criao de novos cargos pblicos. Sem qualquer ilegalidade, a lei que tramitou na Cmara de Vereadores recebeu parecer favorvel da Comisso de Justia do Legislativo. Diminumos o custo da estrutura administrativa da Prefeitura com essa proposta, uma economia prxima de 100 mil reais por ano em relao ao organograma do ano passado destacou Vladimir. No que diz respeito ao tratamento do esgoto, Vladimir lembrou que ainda nos prximos dias ser inaugurada a primeira estao de tratamento de esgoto de Divinpolis. Um dos orgulhos que eu tenho de ter construdo esse processo de salvamento da nossa Bacia Rio Itapecerica /Par, que passa por este contrato de concesso do esgoto. Ns estamos falando de um investimento de quase 200 milhes de reais. um contrato aberto, acompanhado de perto pelo Conselho Gestor que fiscaliza o cronograma de obras, e o nico caminho que ns temos para fazer o salvamento das nossas guas concluiu o prefeito. A regulao da tarifa feita pela Arsae - Agncia Reguladora de gua e Esgoto, rgo estadual que atua nos municpios com concesso dos servios ou sistema prprios de tratamento do esgoto. Por fim ressaltou estar tranquilo ao prestar contas do seu trabalho em seu quinto ano como prefeito de Divinpolis Com mais de 20 anos de vida pblica no tenho uma nica condenao judicial sequer e no abro mo de uma conduta moral e tica como deve ser e na forma que cobra o sentimento popular pontuou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024