15 MAI 2013
Divinópolis mobiliza-se contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Divinpolis, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), e parceiros realizaram debate na tarde de quarta-feira, 15 de maio, na Cmara Municipal de Vereadores, sobre assistncia pblica s famlias e s vtimas de abuso sexual. A atividade integra srie de eventos alusiva Semana Nacional de Combate a Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes no municpio. O encontro teve apresentao dos alunos do projeto Fazendo Arte, palestra e seminrio com crianas, pais e professores. A ao contou com participao dos oradores Hder Jnior Aparecido de Melo e Flvia de Cssia Csar Campos, do Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social (Creas); Felipe Viegas Tameiro, psiclogo e professor da Unipac de Bom Despacho; Maria ngela de Sousa Alvarenga, diretora de Ateno Sade; Diana Maria de Resende Sousa, assistente social da Secretaria de Sade (Semusa); Paulo Srgio dos Prazeres, da Semds, e Marcelino Euclides Ferreira, do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA). Entre os assuntos abordados, esteve a descrio com dados sobre o que se oferta s vtimas em Divinpolis. Hoje um dos grandes momentos da semana, que trata da proteo da criana e do adolescente contra abuso e explorao sexual, disse o secretrio Paulo dos Prazeres. Visamos a particularmente orientar o pblico infantil sobre como proteger-se de aes que o colocam em vulnerabilidade por meio do atendimento ofertado em Divinpolis, especialmente o da Semds e da Semusa. O socilogo Hder Jnior, coordenador do Creas, disse que a atividade pretende conscientizar os cidados sobre abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes. Com ocorrncia de nmero cada vez maior de casos, a sociedade divinopolitana deve mobilizar-se, denunciando crimes e cuidando das crianas. Sobre a inteno da palestra, o psiclogo Felipe Viegas disse: Foi principalmente conversar sobre sinais apresentados por crianas e adolescentes quando estes so objeto de abuso ou explorao sexual. De maneira mais tranquila e ldica, alertamos a crianas, pais e profissionais de educao que meninos e meninas devem pedir ajuda famlia ou escola, caso haja algum tipo de contato de adulto ou outra criana que lhe exija uso do corpo.. Toda a programao da semana foi planejada em conjunto com as entidades: Creas, Semusa, Centro de Referncia em Assistncia Social (Cras), Polcia Militar, Polcia Civil, Centro Socioeducativo, Igreja Catlica, Ministrio Pblico, Juizado de Menores, Conselho Municipal de Direito da Criana e Adolescente e Superintendncia Regional de Ensino (SRE). Servio de Denncia Para coibir a violncia e incentivar a denncia dos crimes cometidos contra crianas e adolescentes, o usurio deve ligar: Conselho Tutelar 3222-1908 / 3222-7067; Vara da Infncia 3216-6252; Promotoria / Infncia e Adolescncia 3691-3160; Promotoria / Defesa da Mulher e do Idoso 3691-3170; Delegacia Especializada de Proteo e Orientao Famlia 3221-5675; Frum 3216-6200; Centro Socioeducativo 3212-6503; Vara de Execuo Criminal (Vec) 3216-2433; Defensoria Pblica 3221-0330; Psicossocial do Frum 3216-1932; Disque-Direitos Humanos Braslia 100; Disque-denncia Direitos Humanos Belo Horizonte 0800 31 11 19, o servio efetuado totalmente em sigilo, para que o denunciante no seja exposto.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024