10 MAI 2013
SEMUSA realiza mais um Encontro Mães Positivas
Na tarde desta sexta-feira (10/05) foi realizado mais um Encontro Mes Positivas, uma realizao da Secretaria Municipal de Sade, atravs do Servio de Assistncia Especializada (SAE) com apoio da Ateno Sade. O evento uma confraternizao entre as mes/pacientes portadoras do vrus HIV. Alm de um lanche muito especial, as mulheres, algumas delas acompanhadas dos filhos, puderam aproveitar uma apresentao musical que trouxe alegria a todos, alm de participarem de sorteio de vrios brindes que foram arrecadados com parceiros. A enfermeira do SAE, Francisca Vansia de Macedo Gomes, falou sobre a inteno do evento. Estamos fazendo esse evento para haver um entrosamento entre as mulheres positivas, para que elas possam se organizar para verificar seus direitos, compartilharem suas dificuldades no dia-a-dia com outras com a mesma situao, para acolh-las, destacou. Uma me positiva (como elas so chamadas), que j participou de outros eventos e que preferiu no se identificar, falou sobre a importncia de eventos como estes. Aqui a gente se sente feliz, livres para conversar com as pessoas, sem sermos criticadas nem censuradas. Pelo contrrio, aqui a gente est sendo homenageada. A Francisca faz um excelente trabalho e quando a casa de apoio s mulheres estiver em funcionamento, eu quero estar junto s mulheres que chegarem recentes, porque eu sofri muito quando eu soube que eu era soropositiva e agora eu, eu tambm posso dar um pouco de conforto a cada uma que chegar, salientou. O psiclogo do SAE, Paulo Taminato, ressaltou outro lado da importncia do evento. O objetivo principal desse evento celebrar a sade, celebrar a alegria, o prazer pela vida. Normalmente estas mulheres vm a nossa procura nos consultrios em razo da doena e aqui para ns esse momento uma oportunidade para estarmos incentivando a questo da vida, das relaes pessoais que ainda possvel. Depois de eventos como este a gente sempre recebe um retorno positivo das pacientes e pela fala da gratificao que elas demonstram, a gente tambm se gratifica, afirmou. A resposta ao evento ficou estampada nos rostos das mes, a idia de um dia viver normalmente longe de preconceitos. Com o dia das mes se aproximando, tal ao foi altamente aceita, como reconhecimento do seu valor como me. Muitas mulheres ali presentes ressaltaram a importncia de ter um auxilio alternativo aos mtodos convencionais de tratamento como forma de relaxamento e descontrao. O SAE uma referncia na regio e conta com uma equipe que presta atendimento aos pacientes com o vrus da HIV durante todo ano.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024