26 ABR 2013
Agentes de saúde passam por capacitação sobre leishmaniose
A secretaria municipal de Sade (Semusa), atravs da Vigilncia em Sade, promoveu na manh desta sexta-feira (26/04), com apoio da Universidade Federal de So Joo del-Rei (UFSJ), uma capacitao sobre leishmaniose. O evento, direcionado a cerca de 180 agentes de sade do municpio, contou com instrues do professor e diretor da UFSJ, Eduardo Srgio da Silva. Segundo Eduardo Srgio, o encontro possibilita aos agentes um melhor desenvolvimento do trabalho e ao municpio um melhor acompanhamento da leishmaniose. Este o segundo evento que a gente organiza com a Secretaria, especfico para os agentes comunitrios de sade. O que queremos que todos os agentes de sade do municpio tenham condies de trabalhar tambm com leishmaniose visceral, com capacidade, por exemplo, de chegar no domiclio, poder falar sobre a doena, sobre a preveno da doena, coletar o sangue dos ces para o diagnstico destes animais com relao leishmaniose visceral. Hoje, todos os diagnsticos so feitos na Universidade. Ns temos uma funcionria da Prefeitura junto com um funcionrio nosso l, que so responsveis por realizar os exames de leishmaniose l na Universidade. Ento, o municpio hoje tem condies de coletar o sangue dos animais, fazer o diagnstico aqui, juntamente com a Universidade, pra que a gente tenha um mapeamento de como est a doena no municpio, informou. De acordo com o diretor da Vigilncia em Sade, Gilmar Santos, a capacitao prepara os agentes de sade para o trabalho e a parceria com a UFSJ colabora, preventivamente, para proteger a populao de ume endemia. Como o agente de sade visita todas as casas mensalmente, bimestralmente, ns estamos capacitando-os para poder identificar e nos auxiliar tambm na proposta que estamos desenvolvendo com a Universidade Federal de So Joo del-Rei de combate leishmaniose. Primeiro, iremos mapear toda a situao tanto entomolgica, que a questo de onde esto os insetos vetores da leishmaniose, como tambm o inqurito sorolgico canino. A distribuio e a disperso no municpio de Divinpolis. J estamos em processo de andamento, mas vamos intensificar mais pra que o municpio tenha um mapa onde possa fazer a interveno antes que a doena aparea urbanizada de fato no municpio. Por isso, a necessidade de fazer uma vigilncia em sade no quesito da leishmaniose, uma vez que ela j est urbanizada em vrios municpios de mdio e grande porte no Brasil, ns estamos nos antecipando para proteger a populao de eventual endemia focalizada no prprio municpio.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024