11 ABR 2013
Semc inicia inventário para pontuação do ICMS Cultural
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) iniciou os estudos para preparar o ICMS Cultural em busca de uma nova pontuao. O encontro foi realizado no final da tarde desta tera-feira (10/04) com a diretora da Miguilim Cultural, Patrcia Brito, empresa vencedora da licitao, para traar as estratgias do inventrio dos bens da cidade e, principalmente, da zona rural. Desde 2008 a pontuao do municpio mantm ndice de crescimento. Assessorada pela Miguilim, os historiadores do municpio iniciaram o inventrio de bens da cidade. analisado o imvel ou bem imaterial que tenha um valor histrico para a cidade. Esse bem relacionado e includo no relatrio para contagem de pontos junto ao Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico de Minas Gerais (Iepha/MG). Quanto maior a pontuao, mas recursos o municpio recebe do ICMS Cultual. Seguindo o Inventrio de Plano Cultural (IPAC), elaborado em 2005 pela prefeitura de Divinpolis, o elenco de bens do municpio ser direcionado para a zona rural neste ano. Historiadores da Semc comeam a visitar as comunidades ainda neste ms para avaliar os bens. Faremos uma primeira anlise e vamos buscar a importncia daquele bem seja material ou imaterial para a comunidade. necessrio que tenha um valor histrico para que seja analisado, afirmou a historiadora da Semc, Karine Mileibe. Depois do bem ser relacionado pelos historiadores, a equipe da Miguilim compostos por antroplogos e arquitetos, juntamente com os historiadores, faz uma anlise do imvel para saber o grau de importncia para entrar na relao do inventrio. uma forma de proteger e enriquece a histria da cidade no somente da rea central, mas tambm da zona rural. Porque as comunidades so to antigas quanto o arraial que deu origem Divinpolis. Tambm uma forma de entender a histria do municpio, afirmou. A diretora da Miguilim, Patrcia Brito, explicou que o trabalho na zona rural valoriza o inventrio. Pelo menos 10 bens das comunidades rurais precisam ser catalogados para serem includos no inventrio. Por isso a importncia dos historiadores realizarem esse trabalho e depois analisamos o material colhido, afirmou. O secretrio Municipal de Cultura, Bernardo Guimares, afirmou que a prefeitura est empenhada em buscar polticas de proteo ao patrimnio histrico para aumentar a pontuao no ICMS Cultural. Desde 2008, a pontuao do municpio mantm crescimento. O ndice apontava 3,3 pontos, j em 2009 passou para 4,3 pontos e no ano seguinte 4,3 pontos. Para esse ano resultado apontou 10,2. Isso mostra o empenho da administrao para alcanarmos os resultados da valorizao ao patrimnio pblico, afirmou Rodrigues. O inventrio ser entregue em dezembro e o resultado ser publicado no prximo ano. O repasse com a nova pontuao ser liberado em 2015.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024