19 JUL 2022
Prefeitura apresenta famílias beneficiadas pelo “Divina Reforma”

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na noite de ontem (18/7), a apresentação das famílias beneficiadas com o projeto “Divina Reforma”.

A cerimônia aconteceu no auditório do hall do 5º andar do Centro Administrativo e contou com a presença das famílias beneficiadas, autoridades e servidores municipais. Estiveram presentes o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; a vereadora Ana Paula do Quinino e a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho.

O evento contou também com a presença da diretora de Habitação de Interesse Social da Semas e presidente do Conselho Municipal de Habitação, Ana Luiza Amaral Guimarães; do coordenador da Defesa Civil e membro do Conselho Municipal de Habitação, Jonas Mileib e da representante das famílias beneficiadas, Karine de Fátima.

O projeto Divina Reforma é um apoio à Política Municipal de Habitação de Divinópolis, aprovada pelo Conselho Municipal de Habitação, subsidiada com o fundo municipal de habitação e pela prefeitura. Este projeto contempla 18 famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias dos programas de transferência de renda e acompanhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

O objetivo da iniciativa é garantir o direito à moradia digna àquelas famílias, com condições de higiene, segurança e habitabilidade insuficientes, e que o imóvel precise de melhorias habitacionais.

Janete Aparecida, falou sobre a dignidade das famílias que vão ser beneficiadas com o projeto. “Vocês são pessoas dignas e que merecem o que vão receber. Vamos corrigir o que precisa ser feito e devolver o que pertence a vocês.  Isso é feito através de recurso público, que vem do dinheiro dos impostos, e que deve ser distribuído a todos para tornar a vida mais digna, principalmente dos que mais precisam. Isso é política pública com responsabilidade e com transparência e podem ter certeza, que nada do que está sendo feito será cobrado ou algo do tipo, isso é para vocês e por vocês”, pontuou.

O prefeito Gleidson Azevedo destacou a importância das ações sociais na sua gestão. “Enquanto estivermos gerindo cidade, nós vamos lutar com todos vocês. É uma gestão de fora e para dentro sim, que busca dar dignidade para o povo. Estamos devolvendo o dinheiro público para a população”, destacou.

Ana Luiza Amaral discursou sobre a escolha das famílias para o projeto. “Na escolha das famílias, a ideia inicial era serem nove. Mas, como que a gente iria classificar 18 famílias e selecionar apenas nove? É impossível e é injusto com a história delas. Sendo assim, a Prefeitura arcou com a reforma para mais nove famílias. Com esse projeto, esperamos que nos próximos anos, a gente faça isso com mais famílias e amplie cada vez mais a área de abrangência”, relatou.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho atribuiu a importância desse momento para as famílias necessitadas de Divinópolis. “Hoje é um dia muito feliz e muito alegre para nós, e principalmente para as famílias que esperam por essa oportunidade por tantos anos. E isso é mais importante ainda, pelo fato de termos vivido um momento muito triste em Divinópolis, com a questão das chuvas, enchentes, muitas famílias desabrigadas e desalojadas, no começo do ano. Esse projeto tenta resgatar a dignidade das famílias que precisam, e que, em caso de problemas, elas se sintam seguras, com o nosso apoio”, destacou.

Karine de Fátima agradeceu pela iniciativa e pelo projeto. “Em primeiro lugar, queria agradecer a Diretoria de Habitação pelo projeto, pois cada um que está sentado aqui hoje é merecedor, e precisa muito dessa ajuda. Cada um tem uma história muito difícil e muito vulnerável. Ainda mais na situação complicada que o país está passando”, pontuou.

Jonas Mileib tratou de assuntos referentes a sua felicidade em participar do projeto. “Para mim, é um prazer poder fazer parte desse acompanhamento de vistorias, que fizemos juntamente com a assistência social, e agora, ver o quanto essas famílias, que serão beneficiadas hoje, são merecedoras. Então, quero dizer ainda que o que pudermos fazer para dar dignidade pra todos, nós vamos fazer”, destacou.

Representando a Câmara Municipal dos Vereadores, a vereadora Ana Paula do Quintino falou sobre a atual gestão quanto a assistência social do município. “Hoje a situação é diferente, comparada há anos atrás, mesmo com toda dificuldade, eu sou testemunha do que Assistência Social vem fazendo pelo município. E quando a gente fala, realmente é o que está acontecendo, e vemos isso de fora para dentro. Aqui tem algumas pessoas que me conhecem e sabem que eu não estou aqui sem motivo não. Estou aqui porque sei que morar sem dignidade é muito triste, já que vivi assim por 17 anos. Mas hoje, estou muito feliz em saber que projetos como esse estão acontecendo, para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024