11 ABR 2022
Prefeitura emite regulamento da 34ª Copa Divinópolis de Futebol Rural
A Prefeitura de Divinópolis, por parte da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semej), aprovou o regulamento da 34ª Copa Divinópolis de Futebol Rural 2022 mediante Portaria nº 01/2022, publicada na sexta-feira (8/4). A portaria entrou em vigor a partir da data de publicação, com efeitos retroativos a 27 de janeiro de 2022, revogadas as disposições em contrário.

O regulamento tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva no município por meio da competição, buscar os melhores resultados tanto para os atletas como para as equipes em cada uma das regiões administrativas e contribuir para o aprimoramento técnico da modalidade em disputa.

O evento começou em 29 de janeiro e irá finalizar-se em 26 de junho. Os jogos são realizados aos sábados, às 15h30, e aos domingos, às 10 horas, conforme tabela. O torneio tem participação de 14 equipes, divididas em duas chaves, A e B, sete equipes por chave.

A Copa Divinópolis de Futebol Rural 2022 é disputada em cinco fases:

1º Fase e 2º fase – cada chave joga entre si em turno e returno, e quatro equipes de cada chave classificam-se para a terceira fase.

3º Fase – nas quartas de final, as oito equipes classificadas voltarão a jogar em sistema de mata-mata ida e volta, distribuído da seguinte maneira:
jogo 1: 4º colocado da chave B x 1º colocado da chave A
jogo 2: 4º colocado da chave A x 1º colocado da chave B
jogo 3: 3° colocado da chave B x 2º colocado da chave A
jogo 4: 3º colocado da chave A x 2º colocado da chave B

4° Fase – nas semifinais, as quatro equipes classificadas voltarão a jogar em sistema de mata-mata, ida e volta assim distribuída:
vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 4
vencedor do jogo 2 x vencedor do jogo 3

5° Fase – na final, as duas equipes classificadas voltarão a jogar em sistema de mata-mata ida e volta e, uma vez conhecida a vencedora após a final, serão respectivamente campeã e vice-campeã da 34º Copa de Futebol Rural 2022.

Desempate

Se mais equipes se classificarem na 1ª fase, o critério de desempate será o seguinte: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols, menor número de gols sofridos, confronto direto e sorteio.

Em caso de empate nos pontos, depois da partida de volta das eliminatórias, o critério de desempate será: cobrança máxima de cinco pênaltis intercalada e alternada; se o empate persistir, quantas séries de pênaltis máximas como forem necessárias serão cobradas para determinar o vencedor.

A segunda partida das eliminatórias (quartas de finais e semifinais) será jogada nos campos das equipes com melhor índice técnico da disputa em chave. Quanto aos jogos das finais, haverá sorteio na Semej com data e hora por determinar para saber onde a ordem dos mandantes dos campos será realizada.

A Copa Divinópolis de Futebol Rural 2022 será regida pelo sistema de pontos ganhos: vitória, 3 pontos ganhos; empate, 1 ponto ganho; e WO, 3 pontos ganhos.